LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Polícia Militar lança em Paranaguá Operação Proteção Portuária



Polícia Militar lança em Paranaguá Operação Proteção Portuária


Com o objetivo principal de coibir o transporte clandestino de cargas irregulares, a Polícia Militar do Paraná, em parceria com outros órgãos, iniciou nesta segunda-feira (17) a megaoperação "Proteção Portuária" nas imediações do Porto de Paranaguá. A atividade, que nesta primeira fase segue até o Carnaval, busca também estabelecer condições de execução de ações desencadeadas devido à operação "Safra 2014" no município de Paranaguá, litoral paranaense.

Em média, 8 mil caminhões circulam nas imediações do Porto de Paranaguá diariamente e tem uma população vulnerável que tira renda da carga excedente, das sobras. "Diante disso o primeiro objetivo é regularizar as cargas clandestinas, em seguida combater o crime de vazada em pontos específicos, coibir a varredura em via pública (ato que provoca sérios problemas de saúde pública), e constatar locais clandestinos e, se necessário, interditá-los", explica o tenente-coronel Lanes Randal Prates, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, da Operação Verão 2013/2014 Costa Leste e da Operação Proteção Portuária.

Segundo ele, existe ainda outro viés da operação: "Trata-se de uma ação, além da segurança pública, de proteção daquelas pessoas que fazem das sobras das safras seu meio de sobrevivência e do resgate daqueles que usam este matéria como moeda de troca no mercado do tráfico, assim, evitamos, também, outros pequenos roubos e furtos", garante. A operação deve continuar durante todo o ano, até que "a cidade esteja mais limpa, organizada e segura".

A Operação "Proteção Portuária" conta com policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar, atuantes na Operação Verão, além de efetivo do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Corpo de Bombeiros da PM (8º Grupamento), Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Guarda Civil de Paranaguá, Adapar, Creas, Cras, que juntos buscam proteger a população e coibir a criminalidade.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/22915-policia-militar-lanca-em-paranagua-operacao-protecao-portuaria?utm_source=newsletter_1350&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: