LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Câmara de Negociações Agrícolas Internacionais é reativada


Câmara de Negociações Agrícolas Internacionais é reativada


Após mais de cinco anos, a Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais foi reativada. O 15º encontro do grupo ocorreu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, no auditório da Conab e contou com a presença do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcelo Junqueira, do presidente da Conab, Rubens Rodrigues, de dirigentes das entidades privadas, entre outros. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

Segundo Junqueira, a câmara é um importante fórum para discutir e analisar as exportações do agronegócio. “Nós propusemos a reinstalação dessa câmara e o ministro Antônio Andrade acatou. Em nível de governo, nós já discutimos essas grandes negociações internacionais e queremos ouvir também a iniciativa privada”, afirmou o secretário.

O ministro Antônio Andrade não pôde estar presente, mas registrou a importância e a responsabilidade dessa câmara temática. “As exportações agrícolas e agroindustriais requerem de todos nós uma atenção especial. A câmara deve nos conduzir aos planos de trabalho que permitam o acesso a mercados novos, a manutenção e expansão de mercados conquistados e a diversificação da pauta”, escreveu Andrade.

Promoção internacional

Marcelo Junqueira também comemorou o resultado das ações efetuadas no ano passado para promover os produtos do agronegócio brasileiro no exterior. Ao todo, foram gastos cerca de R$ 3 milhões pelo governo federal para promover as empresas brasileiras de alimentos e bebidas em 12 feiras internacionais. As expectativas dessas empresas, a partir das participações nesses eventos, é que sejam gerados US$ 500 milhões em negócios futuros.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3086/2203
Paulla Mirella
paulla.silva@agricultura.gov.br

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2014/02/camara-de-negociacoes-agricolas-internacionais-e-reativada

Nenhum comentário: