LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

China divulga aumento de investimento externo e balança comercial



China divulga aumento de investimento externo e balança comercial

O investimento direto estrangeiro (IDE) na parte continental chinesa aumentou 16,11% em janeiro na comparação anual e chegou a US$ 10,76 bilhões, informou nesta terça-feira (18) o Ministério do Comércio da China. A Administração-Geral da Alfândega também divulgou dados positivos para a balança comercial chinesa.


AFP

Porta-voz do Ministério do Comércio atribui o aumento à estabilidade no país e à melhor eficiência dos organismos públicos.

A China começou o ano de 2014 com bons resultados no índice de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), com um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O investimento chinês não financeiro fora do país atingiu os 7,23 bilhões de dólares, uma subida de 47,2%.

Para o porta-voz do Ministério do Comércio Exterior, Shen Danyang, o aumento de dois dígitos do IDE da China deve se aos incentivos do governo chinês, e ao bom desempenho da economia nacional.

"Além da estabilidade nas áreas política, econômica e social, o país apresenta também um grande potencial de demanda interna. A competividade dos recursos humanos e as infraestruturas estão melhorando. A isso junta-se uma melhoria da eficiência dos organismos públicos, que permitiram facilitar os procedimentos e melhorar o ambiente para o investimento, o que contribuiu para que o país se tornasse num destino atraente para os investidores globais."

O setor dos serviços foi aquele que registrou maior aumento na utilização de capitais estrangeiros - um crescimento de 57%. O valor de 6,3 bilhões de dólares permitiu bater um recorde histórico. Shen Danyang comentou estes dados.

"O resultado justifica de forma convincente o bom ambiente para investimento na China e a confiança dos investidores estrangeiros sobre a economia chinesa."

Os dados sobre o investimento chinês no exterior são também encorajadores. Em janeiro de 2014, o país investiu diretamente em 865 empresas estrangeiras, em 128 países e regiões. O valor deste investimento, realizado nas áreas não financeiras, chegou a 7,2 bilhões de dólares, um crescimento de 50%.

Entre os países de destino, o Japão foi o principal receptor, com um aumento de 500%, seguido pela Rússia, com 281,8%. "O aumento exponencial num único mês resulta geralmente de um projeto que envolve um grande investimento. É difícil fazer uma análise somente com base em dados referentes a um só mês," disse Shen.

Segundo os dados divulgados pela Administração-Geral da Alfândega, a balança comercial da China foi de dois trilhões de yuanes (R$ 786,1 bilhões), um aumento de 7,3%. O porta-voz do Ministério do Comércio Exterior prevê um crescimento de cerca de 7,6% no total do ano 2014.

Com informações da Rádio China Internacional

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=236059

Nenhum comentário: