LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 3 de junho de 2013

APEX-BRASIL DIVULGA PERFIL EXPORTADOR DO RIO DE JANEIRO



APEX-BRASIL DIVULGA PERFIL EXPORTADOR DO RIO DE JANEIRO

Estudo analisa oportunidades de mercado para os principais produtos exportados pelo estado.
As exportações do Estado do Rio de Janeiro aumentaram mais de quatro vezes entre 2004 e 2012, o que representa uma taxa média de crescimento de 20% ao ano. Essa expansão foi puxada, especialmente, pelos segmentos de petróleo e gás natural e de siderurgia, respectivamente, o primeiro e o segundo colocados no ranking da pauta de vendas externas fluminenses. No total, as empresas fluminenses exportaram US$ 28,8 bilhões no ano passado.
Os dados são parte do estudo inédito “Perfil Exportador do Estado do Rio de Janeiro”, produzido pela Apex-Brasil e que será lançado na segunda-feira, 03/06, no Palácio Guanabara. O levantamento aborda ainda, detalhadamente, os resultados do ano de 2012. Os produtos derivados do petróleo, os serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada, além da construção de embarcações, completam a lista dos principais produtos exportados pelo Estado no ano passado.
No destino, em 2012, os Estados Unidos permaneceram como principal parceiro comercial do Rio. Comprou R$ 7 bilhões em produtos, 24% do total. A China e a Índia ocupam, respectivamente, o 2º e 3º lugar, com 17% e 11% no total das exportações.
O Estudo apresenta um panorama das exportações do estado, com uma análise da evolução dos negócios dos principais produtos. Também analisa as oportunidades de mercado para os principais produtos que compõem a pauta de exportações do Rio, especialmente dos setores de maior intensidade tecnológica e que empregam mais mão de obra. O Perfil foi elaborado pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva (UICC) da Apex-Brasil.
“Conhecer o perfil do exportador do Rio de Janeiro é extremamente importante para todos nós que trabalhamos no estado, porque servirá de balizamento e aprimoramento para atingirmos novos mercados e consolidarmos antigos”, explica a subsecretária de Comércio e Serviços Dulce Ângela Procópio.
Este é o primeiro perfil exportador elaborado pela Agência para o Rio de Janeiro. A Agência elaborou perfis semelhantes para outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Ceará, Pará e Amazonas.

Lançamento Perfil Exportador do Estado do Rio de Janeiro, dia 03 de junho, às 10h, no Auditório do Prédio Anexo ao Palácio Guanabara – Rua Pinheiro Machado, s/n, Laranjeiras, Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: