LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PORTO SECO - Itabira /MG



Exportaminas apresentará em Itabira dados sobre comércio exterior na região

SÉRGIO SANTIAGO/DEFATO
Reginaldo Calixto, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, lidera as discussões sobre o projeto

No próximo mês, representantes da Central Exportaminas, órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, estarão em Itabira. O evento é mais uma etapa na discussão de se construir no município um porto seco. Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Calixto, o coordenador de estratégia e exportação do Exportaminas, Paulo Márcio Campos, proferirá uma palestra a empresários locais.
A apresentação será imprescindível na decisão da prefeitura e da classe empresarial em seguir adiante com a ideia do porto seco. De acordo com Reginaldo, o Exportaminas tem todos os dados referentes ao comércio exterior mineiro, inclusive nas cidades da região. “O objetivo é apresentar informações sobre os produtos exportados na nossa região e também as potencialidades”, disse.
O evento será organizado por meio de uma parceria com a Acita e CDL – assim como foi a palestra do superintendente de projetos do Porto de Vitória, Marcus Zanotti Breciani, no dia 17 deste mês. Segundo o vice-prefeito, ainda não há definições sobre o local e como esse porto seco seria construído, por que é preciso saber primeiro se é viável.
Na ocasião em que esteve em Itabira, Marcus Zanotti afirmou que a cidade pode ganhar muito em termos econômicos se construir em seu município um porto seco ou um terminal de cargas. “A quantidade de serviços gerada é quase imensurável”, afirmou. Mas para o projeto realmente seguir adiante, é fundamental a participação da classe empresarial, na opinião do engenheiro.
Se a cidade construir um porto seco e fechar uma parceria com a Vale, a linha férrea pode ser usada para transportar cargas também de Vitória para Itabira, de onde os produtos seriam distribuídos à região. “Não será da noite para o dia. Isso tem de ser pensado a médio, longo prazo, até para dar sustentabilidade ao negócio”, disse o engenheiro em sua apresentação.
Criada em 2004, a Central Exportaminas tem como propósito prestar atendimento ao empresário mineiro, auxiliar as empresas na inserção de seus produtos e serviços no mercado internacional, difundir a cultura exportadora, articular ações junto à comunidade de comércio exterior, entre outras ações. 

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/26-06-2013/exportaminas-apresentara-em-itabira-dados-sobre-comercio-exterior-na-regiao


Nenhum comentário: