LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil dialoga com Índia sobre ampliação de acordo com Mercosul



Brasil dialoga com Índia sobre ampliação de acordo com Mercosul


Brasil dialoga com Índia sobre ampliação de acordo com Mercosul
Brasília  – A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, recebeu hoje o embaixador da Índia no Brasil, Ashok Tomar. No encontro, as autoridades manifestaram interesse em ampliar o acordo vigente entre Mercosul e Índia, com o aumento de produtos com redução de tarifas no comércio. No começo de julho, representantes dos países membros do Mercosul irão se reunir para discutir o tema.
Atualmente, Mercosul e Índia mantêm, desde de junho de 2009, um acordo comercial que estabelece preferências tarifárias sobre produtos dos setores agrícolas, de combustíveis, de químicos e farmoquímicos, fotográficos, de borracha, de ferramentas, de bens de capital, de telefonia, de curtumes, têxteis e de vidros. O acordo alcança 450 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
Tatiana avalia que existe um grande potencial de crescimento do comércio bilateral entre Brasil e Índia. “O número de empresas brasileiras que exportam para Índia teve aumento de 10,6% este ano, o que indica o interesse por este mercado. O comércio bilateral ainda é muito concentrado nos produtos de petróleo e estou certa que, na medida em que houver mais conhecimento entre os setores produtivos, o intercâmbio poderá crescer muito, já que Brasil e Índia apresentam mercados consumidores em expansão”, considerou a secretária.
O embaixador indiano aproveitou o encontro para convidar o Brasil a ser o país parceiro (partner country) na edição de 2014 da Indian International Trade Fair, que é o maior evento de comércio exterior do país e que ocorre nos meses de novembro.
Crédito da foto: Washington Costa/MDIC
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: