LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Brasil exporta recorde de 7,95 mi t de soja em maio


Brasil exporta recorde de 7,95 mi t de soja em maio

Os embarques de maio superam o recorde de 7,28 milhões de toneladas de maio do ano passado e as 7,15 milhões de toneladas registradas no mês de abril de 2013

REUTERS/Enrique Marcarian
Soja é descarregada em caminhão na cidade de Chacabuco, na Argentina
Gargalos portuários têm limitado as exportações da nova safra de soja brasileira
São Paulo - As exportações de soja do Brasil em maio atingiram volume histórico de 7,95 milhões de toneladas, em meio a uma forte demanda internacional, e deverão se manter aceleradas em junho, segundo especialistas.

Os embarques de maio superam o recorde de 7,28 milhões de toneladas de maio do ano passado e as 7,15 milhões de toneladas registradas no mês de abril de 2013, apontaram dados da Secretaria de Comércio Exterior nesta segunda-feira.
Após um mês de janeiro praticamente sem exportações (menos de 300 toneladas), os embarques vêm crescendo desde fevereiro, com o início da colheita de uma safra recorde no país.
Nos primeiros cinco meses do ano, as exportações já somam 19,6 milhões de toneladas, ou 53 % dos 36,78 milhões de toneladas da oleaginosa que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima para as vendas externas da safra 2012/13.
As exportações de soja, o principal produto do agronegócio do Brasil, renderam ao país divisas de 4,15 bilhões de dólares em maio, aumento de 8 % ante o mesmo perído do ano passado.
Analistas afirmam que os embarques devem continuar acelerados em junho.
"O ritmo vai ser forte porque a demanda internacional ainda não começou a relaxar. Os EUA têm produto limitado e a disponibilidade do Brasil é grande", disse o analista Steve Cachia, da CerealPar, de Curitiba.
Os gargalos logísticos nos portos podem ter evitado um recorde ainda maior.
"Com essa demanda forte, teve atrasos nos portos brasileiros que fizeram com que alguns embarques tenham sido empurrados para a frente", completou Cachia.
A analista Daniele Siqueira, da AgRural, lembra que historicamente os embarques de soja registram um pico em maio, mas que desta vez junho poderia equiparar-se em volume exportado.
"Se de repente não se conseguiu embarcar mais que esses quase 8 milhões por falta de capacidade nos portos, pode haver um novo recorde em junho", disse ela.

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/brasil-exporta-recorde-de-7-95-mi-t-de-soja-em-maio-2

Nenhum comentário: