LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rota Exportadora



Megaprojeto privado de R$ 3 bilhões cria rota exportadora no Norte
Empresas privadas, entre elas a Cargill, que já tem porto fluvial no rioTapajós (foto), lançaram um megaprojeto de R$ 3 bilhões para criação de corredor logístico, que abre nova rota de exportação, capaz de escoar até 20 milhões de toneladas de grãos do Mato Grosso, pelos portos da Bacia Amazônica.
O plano tornou-se viável com o avanço das obras de pavimentação da BR-163 e exige investimentos na construção, já em andamento, de estações de transbordo, armazéns, terminais portuários, empurradores e barcaças.
O plano abre rota para a exportação de soja e milho do Médio-Norte do Estado, nos municípios de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cortados pela BR-163.
Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), a mais de 2 mil quilômetros da origem.
Alguns caminhões vão ais longe, até São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS).
Boa parte dos recursos privados deve ser investida no município paraense de Itaituba, especificamente no distrito de Miritituba, localizado à margem direita do Rio Tapajós e próximo ao entroncamento entre as rodovias BR-163 e BR-230, a cerca de 900 quilômetros desse cinturão agrícola.
O objetivo é transformar o município em uma espécie de “hub”, capaz de receber a produção do Médio-Norte de Mato Grosso e distribuí-la em comboios de barcaças para os portos exportadores de Santarém (PA), Vila Rica (PA) e Santana (AP).
A expectativa é que os primeiros carregamentos de Mato Grosso passem por esse corredor a partir da safra 2014/15.
Pelo menos 8 empresas adquiram terrenos em Miritituba para a construção de estações de transbordo à margem do Tapajós, um rio naturalmente navegável para barcaças.
Destas, ao menos quatro – as tradings americanas Bunge e Cargill e as operadoras logísticas Hidrovias do Brasil e Cianport – possuem projetos em estágio final de
licenciamento ambiental e com obras a iniciar ainda em 2013.

Fonte: Alfonsin.com.br
http://comunidadecomercioexterior.com.br/ver-noticia.php?id=1210

Nenhum comentário: