LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Exportação - Petróleo



Brasil vai dobrar exportação de petróleo
Diretora da Agência Nacional de Petróleo diz que exploração do pré-sal poderá elevar exportações a 1,5 milhão de barris por dia. Ela confirmou também que proporção de etanol na gasolina vai aumentar.
Agência Brasil*
Rio de Janeiro- A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quinta-feira (17) que o Brasil terá condições de exportar 1,5 milhão de barris de petróleo diários dentro de dez anos, o dobro do que exporta atualmente. A média colocará o País ao lado de grandes produtores, como a Noruega.

A meta poderá ser alcançada devido à exploração do pré-sal. “Se tudo acontecer conforme o planejado e conforme o desenvolvimento pretendido para o pré-sal, estaremos nos próximos dez anos sendo capazes de exportar 1,5 milhão de barris de petróleo por dia”, disse a diretora, durante o lançamento do petroleiro Rômulo Almeida, no estaleiro Mauá, em Niterói. Na próxima década, acrescentou ela, também será duplicada a produção e o consumo de óleo diesel no país.

Chambriard afirmou também que a porcentagem de etanol na gasolina irá subir dos atuais 20% para 25%, provavelmente em abril. Ela disse que o etanol será adicionado à gasolina assim que as usinas encerrarem a safra deste ano, prevista para março, e tiverem oferta do produto, o que deverá ocorrer em abril.

O governo acredita que, ao aumentar a proporção de etanol na gasolina, poderá reduzir o impacto do reajuste no preço da gasolina na inflação. Essa não é a primeira vez que o governo brasileiro altera o percentual de etanol na gasolina. Em 2011, houve quebra de safra de cana-de-açúcar. Naquela ocasião o governo reduziu de 25% para 20% a quantidade de etanol na gasolina.

A medida também atende a uma demanda da Petrobras. Em 2012, a estatal aumentou em 70% a importação de gasolina, o que elevou os gastos da empresa. Com o aumento da quantidade de etanol no combustível, a Petrobras precisará importar menos gasolina.

*Com informações da redação da ANBA
http://www.anba.com.br/noticia_petroleoegas.kmf?cod=19620066

Nenhum comentário: