LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Porto de Paranaguá




Concluídas as obras de manutenção e reparo do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá
Obras emergenciais foram feitas para corrigir os estragos causados pela chuva e ventos fortes no final de dezembro 

   Já operam normalmente as descargas de granéis no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As obras de manutenção do complexo já estão concluídas, assim como a recuperação dos estragos causados pelo forte vento (que chegou a 114 km/h no final de dezembro) e as chuvas do final do último mês de dezembro.

   Durante os últimos dois meses, aproveitando o período de entressafra, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou a manutenção do Corredor de Exportação, junto com os operadores portuários que atuam no complexo.

   "Os silos horizontais e vertical (Silão) estão limpos, as chaparias e outras peças foram substituídas, e os elevadores também passaram por manutenção. Além das estruturas fixas, as correias transportadoras e os shiploaders também passaram por reparos e estão prontos para operar a todo o vapor”, afirma o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.

   Os seis shiploaders que operam nos três berços do Corredor (212, 213 e 214), foram lavados e lubrificados; os componentes que apresentavam defeitos foram trocados; três correias de coberturas foram substituídas por novas – adquiridas pela Appa, no valor de R$ 1,5 milhão; e as correias transportadoras também foram repostas. A manutenção do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá foi concluída dentro do prazo previsto.

Estragos – As obras de recuperação dos estragos causados pela tempestade que assolou Paranaguá, no último dia 26 de dezembro, também estão concluídas. Emergencialmente, logo no dia 27, uma empresa foi contratada para reparar os danos no Corredor de Exportação. A equipe começou, imediatamente, a trabalhar 24 horas por dia para concluir as obras.

   A cobertura da moega foi refeita, assim como parte do telhado do Silão. Os locais mais atingidos pela chuva e o vento foram o pátio de triagem e o Corredor. “A previsão era que terminasse os reparos antes, mas nesses 23 dias de janeiro, tivemos apenas três sem nenhuma chuva. Nos demais, quando não garoou, choveu forte, o que acabou dificultando as obras nos telhados, até por questão de segurança”, explica o diretor técnico da Appa.

   No pátio de triagem, os novos prédios administrativo e guichês de acesso – que estavam prontos para começar a serem usados – foram bastante danificados. A estrutura de placas de alumínio em arco, de quase 80 metros de comprimento, que compunha a cobertura da nova portaria foi completamente arrancada e retorcida pelo vento. As placas, de 12 metros de largura, voaram e acabaram atingindo o telhado das instalações dos operadores portuários que atuam no pátio.

   Ainda no local, o prédio administrativo da Appa e os guichês antigos também sofreram avarias. No Pátio de triagem, as placas que voaram já foram retiradas e amontoadas em um canto, liberando a passagem. Os escritórios dos operadores que atuam no pátio também funcionam normalmente. E a cobertura destes já foi refeita. Quanto aos novos prédios da Appa, por não terem caráter de urgência, serão reparados em um segundo momento, em um novo projeto.

   No cais, o silo horizontal (AZ-07B), que armazena farelo de soja, também teve parte da cobertura danificada e já foi arrumado. Outros armazéns – 06C e 06D – onde funcionam algumas divisões da Appa, tiveram telhas arrancadas. Estas já foram substituídas. Os prejuízos foram contabilizados em R$ 2,8 milhões.

http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1021&tit=Concluidas-as-obras-de-manutencao-e-reparo-do-Corredor-de-Exportacao-do-Porto-de-Paranagua-

Nenhum comentário: