LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Portonave



Portonave cresce 13,7% no último ano


A Portonave movimentou em 2012 mais de 620 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e cresceu 13,7% em relação ao ano de 2011. Em cinco anos de operação, a empresa já ultrapassou a marca de 2,4 milhões de TEUs. Os resultados positivos são reflexos da atracação de navios maiores e com mais capacidade de carga, conquista de novas linhas e da eficiência das operações feitas no Terminal.

No ano em que festejou o seu quinto aniversário, a Portonave movimentou 620.026 TEUs, contra 545.158 TEUs de 2011 – um crescimento de 13,7%. Neste mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil – soma de todos os bens e riquezas produzidos no país – aumentou cerca de 1%. O município de Navegantes também se beneficiou com o crescimento da Portonave, arrecadando mais de R$ 6 milhões em Imposto Sobre Serviço (ISS).

Destaque em 2012 para a movimentação de carga reefer (contêineres de carga refrigerada), que aumentou 24,5% no Terminal. As exportações também tiveram resultado positivo, crescendo 19,5% no período. O principal produto exportado foi carne congelada, seguido por madeira e tabaco. O melhor mês de operação (exportação e importação) foi setembro, com movimentação recorde de 60.606 TEUs. O plástico foi a mercadoria mais importada em 2012, embora as importações tenham registrado queda de 3%.

Para o diretor-superintendente operacional, Renê Duarte, os resultados crescentes indicam a consolidação do Terminal Portuário. “Em apenas cinco anos, conquistamos a posição de líder em movimentação de contêineres do estado de Santa Catarina”, destaca Duarte.

A infraestrutura consolidada do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú e a eficiência das empresas, dos órgãos e autoridades que atuam na região também são fatores decisivos para o bom desempenho.  Além disso, a parceira com clientes e o trabalho em equipe é o segredo para o bom desempenho na visão do diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas. “Sem a dedicação dos nossos colaboradores não teríamos atingido este resultado. Esta é uma conquista de todos nós”, enfatiza Castilho. A Portonave emprega mais de 860 colaboradores diretos.

Manobras com grandes navios são realizadas desde outubro

Em 2012 a Portonave aumentou a movimentação de contêineres e reduziu o número de escalas de navios. No primeiro semestre foram 51 embarcações atracadas em média por mês. Já nos últimos seis meses este número baixou para 47. Isto é resultado da atracação de navios com mais de 300 metros no Terminal.

Os testes para giro e atracação de embarcações maiores iniciaram no dia 4 de outubro, com o navio MSC Luisa. Desde então, navios com cerca de 304 metros escalam regularmente na Portonave. Já foram realizadas cerca de 20 escalas com embarcações de grande porte.

As manobras experimentais estão sendo realizadas para comprovar a viabilidade técnica de operação de navios deste porte na atual bacia de evolução do Complexo Portuário e resultam do trabalho em conjunto das autoridades Portuária e Marítima, Praticagem de Itajaí e Navegantes e dos terminais portuários.

Fonte: Portal Nacional de Seguros/Melissa Aragão
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/20595-portonave-cresce-137-no-ultimo-ano

Nenhum comentário: