LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tarifas para importação de eletrônicos

Acordo que acaba com tarifas para importação de eletrônicos será debatido na quinta

   
Da Redação 
Marcos Oliveira/Agência Senado
Foi transferida para quinta-feira (10) a audiência pública para debater acordo multilateral firmado na Organização Mundial do Comércio (OMC) que elimina tarifas para  importação de mais de 200 produtos e componentes eletrônicos, como GPS e tela sensível ao toque.
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) quer entender as razões que levaram o Brasil a ficar de fora do acordo, firmado depois de quase 20 anos de negociação. Ao todo, 54 países concordaram com a importação de produtos estrangeiros sem cobrar tarifa. Outro grupo de países, incluindo o Brasil, vai continuar taxando esses componentes.
Para o debate, foram convidados representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A audiência foi sugerida pelo senador Hélio José (PSD-DF).
"Há os que defendem que o Brasil estar fora de um acordo como esse significa um atraso de tecnologia, um atraso de integração econômica e internacional. Ao contrário, outros argumentam que essa importação vai provocar justamente o contrário, pois não haverá incentivo nenhum em produzir", explica o senador ao justificar o debate.
A reunião da CCT está prevista para começar às 9h.
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/08/acordo-que-acaba-com-tarifas-para-importacao-de-eletronicos-sera-debatido-na-quinta

Nenhum comentário: