LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 24 de abril de 2015

PORTO DE SANTOS É LÍDER EM GRANÉIS LÍQUIDOS



PORTO DE SANTOS É LÍDER EM GRANÉIS LÍQUIDOS

Escrito por Redação





View Comments


O Porto de Santos não se destaca apenas na movimentação de mercadorias industrializadas (contêineres) e commodities agrícolas, como açúcar, café e soja. O complexo marítimo também é líder na operação de granéis líquidos (exceto derivados de petróleo), produtos que ganharam destaque com o recente incêndio nos tanques com etanol e gasolina do terminal da Ultracargo, na retroárea do Porto, na Alemoa, iniciado no último dia 2 e só extinto no dia 10.

O cais santista e suas instalações podem armazenar 700 mil metros cúbicos de líquidos, sendo o maior parque de tancagem deste tipo de carga no Brasil. Conforme o Anuário Estatístico Aquaviário 2015, produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq, o órgão regulador do setor), o complexo responde por 24% do movimentação deste tipo de mercadoria em todo o País.

A zona portuária conta com quatro regiões para a operação dessas cargas. A principal delas é a Alemoa, onde ocorre a maioria dos embarques e desembarques de líquidos – de compostos para a indústria química a derivados de petróleo e outros combustíveis.

Os tanques ficam na retroárea, em terrenos da União (arrendados às empresas) e privados, como no caso da Ultracargo. Na região do cais, está o Píer da Alemoa, construído em 1969 e onde os navios atracam para carregamentos e descargas. Ele é ligado aos reservatórios por dutos, que contam com sistemas de bombas para o deslocamento do material.

O píer conta com quatro berços de atracação, sendo um deles exclusivo da Transpetro (braço logístico da Petrobras). Petróleo e óleo bunker, destinados ao abastecimento de embarcações, são alguns dos produtos operados pela estatal no local. Os demais berços são utilizados pelas outras empresas instaladas na Alemoa, como a Stolthaven e a União.Tanto os dutos como o píer são adminitrados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária).

A segunda área do Porto para movimentação de granéis líquidos é a Ilha Barnabé, localizada na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do complexo, na direção dos armazéns do Valongo. O local possui três berços de atracação e tem como operadoras a Ageo Terminais e Armazéns Gerais, a Adonai Química e a Copape Terminais e Armazéns.

O cais santista ainda opera líquidos no Macuco, em Santos, e em Conceiçãozinha, em Guarujá (área fora do porto organizado).

Fonte: A Tribuna Online

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/29495-porto-de-santos-e-lider-em-graneis-liquidos?utm_source=newsletter_7459&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: