LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ecoporto no Tocantins aumenta capacidade portuária da região



Ecoporto no Tocantins aumenta capacidade portuária da região


Escrito por Redação Portogente

Mais sinais, e esses não em fumaça, indicam a configuração portuária que se avizinha. Não mais a excelência dos portos da região até então mais desenvolvida do País, Sudeste, monopolizará as rotas comerciais para o movimento de produtos –commodities ou manufaturados. Eis que chega o momento do desenvolvimento também “atracar” ao Norte e Nordeste brasileiro. Especialistas, aqui neste Portogente, falam, sobejamente, na potencialidade dos complexos portuários que ou estão sendo construídos ou expandidos nessas duas regiões. O comércio brasileiro e mundial passará por eles cada vez mais e com ganho de produtividade e competitividade.


Leia também
Futuro promissor para os portos do Norte-Nordeste
Canal da Nicarágua: uma grande passagem chinesa

Em final de março passado, por exemplo, foi inaugurada a primeira fase das obras do Ecoporto Praia Norte – Operações Portuárias e Serviços Logísticos S.A., em Praia Norte, no Tocantins. A empresa Eurolatina é a proprietária do empreendimento. As obras consistem em arruamento e terraplenagem do condomínio portuário, rampa para troca de modal e portaria com balança automatizada.





“A partir de agora, dentro do estado, produtos podem ser transportados mais à montante do Rio Tocantins, diminuindo o trajeto rodoviário e aumentando o percurso hidroviário. Através do rio, poderão sair grãos do Tocantins e entrar produtos da zona franca de Manaus”, destacou Adalberto Tokarski, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O porto fluvial Ecoporto é o primeiro a ser autorizado pela Antaq, naquele estado. O Ecoporto está localizado em Praia Norte, com área total de, aproximadamente, 744.011m², na margem esquerda do Rio Tocantins, a cerca de 700km de Palmas, 70km de Imperatriz (MA) e a 200km de Marabá (PA).

https://portogente.com.br/noticias/dia-a-dia/ecoporto-no-tocantins-aumenta-capacidade-portuaria-da-regiao-85621

Nenhum comentário: