LEGISLAÇÃO

terça-feira, 28 de abril de 2015

MDIC alerta para diversificação de exportações e menos dependência do Mercosul


MDIC alerta para diversificação de exportações e menos dependência do Mercosul

Agência Estado
O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, afirmou nesta segunda-feira, que o Brasil precisa diversificar a sua pauta de exportações e "ser menos dependente do Mercosul". "A indústria ainda é muito dependente do Mercosul, por isso defendo um esforço de promoção para diversificarmos a pauta e sermos menos dependentes do Mercosul do que somos hoje", afirmou Ramalho, em uma palestra para empresários em São Paulo, na qual representa o ministro Armando Monteiro, que está de licença médica.

Segundo Ramalho, mesmo na América do Sul, fora do bloco, há outros países que o Brasil tem potencial para ampliar suas exportações. O secretário disse ainda que espera que avancem os acordos entre o Mercosul e a União Europeia. "Estamos aguardando a União Europeia concluir suas consultas internas para marcarmos uma reunião de troca de ofertas", afirmou. "Espero que isso possa acontecer ainda neste semestre."


Saiba mais
Monteiro diz esperar sinal mais claro da UE para fechar negociação com Mercosul
Mercosul não está na lista de prioridades da União Europeia
Monteiro valoriza Mercosul, mas propõe avanço em outros acordos comerciais

Ramalho disse que a pasta está ciente da necessidade de ajustes pelo qual o País precisa passar, mas ressaltou que o momento de crise econômica pode ser de oportunidades para o setor exportador. "O setor exportador oferece alternativa importante para atenuar problemas da economia", afirmou.

Para Ramalho, um dos principais focos deve ser a relação com os Estados Unidos. "Há uma retomada da economia americana. Os EUA são um grande parceiro comercial do Brasil e este ano temos possibilidade de retomar as exportações para os EUA", afirmou, citando a visita que a presidente Dilma Rousseff fará no meio do ano e a visita já realizada por Monteiro ao país como demonstrações de que o governo está empenhado nessa relação bilateral.

Ele destacou, sem firmar data, que o Plano Nacional de Apoio à Exportação é uma "prioridade absoluta do ministro Monteiro. "O plano é prioridade e já estamos em um processo bastante avançado", disse. Segundo Ramalho, com o cenário de "câmbio mais amigável", a expectativa é que "possamos já neste ano de 2015 voltarmos a exportar e registrar superávit na balança", disse.

O Plano Nacional de apoios às exportações foi prometido inicialmente pelo ministro em fevereiro e agora a expectativa é que ele seja apresentando em maio. Segundo Ramalho, o ministério "está trabalhando intensamente" para entregar o plano em breve. "Faltam alguns ajustes de pontos específicos", disse.

Reintegra

O secretario disse ainda que o Reintegra (programa de crédito para exportadores) também foi uma bandeira que o ministro Monteiro "defendeu muito" e que mesmo com o ajuste ela não foi extinta. "Em função do ajuste fiscal foi feita essa redução - de 3% para 1% - , mas o Reintegra foi mantido e retornará aos 3% gradualmente", afirmou. "Não é o ideal", disse. Segundo ele, o pedido dos empresários agora é que o sistema do Reintegra seja "operacionalizado" para que eles possam se programar melhor. "Eles pedem estabilidade", disse.
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/04/27/internas_economia,641557/mdic-alerta-para-diversificacao-de-exportacoes-e-menos-dependencia-do.shtml

Nenhum comentário: