LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sistema integrado aumentará capacidade de exportação de grãos no Porto do Itaqui


Sistema integrado aumentará capacidade de exportação de grãos no Porto do Itaqui

Escrito por Redação Portogente

A gaúcha Squadra Gestão de Riscos está participando da construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, em São Luís. Segundo a empresa, o terminal estará operando a partir de 2015. A expectativa é de que, em 10 anos, a capacidade atual de exportações de grãos em Itaqui aumente em seis vezes, transformando o Maranhão no maior exportador de grãos do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil.

O projeto inclui o desenvolvimento de uma rede industrial de telemática, que integrará as tecnologias das áreas de telecomunicação e informática do terminal. Mais de 20 mil metros de cabeamento de fibra ótica serão utilizados na automatização do sistema.

Com o inicio das obras, a expectativa da empresa é finalizar toda a rede em até seis meses. “É muito complexo o desenvolvimento de uma rede com esta envergadura. Foi necessário aliar a necessidade de alta disponibilidade a ambientes de atmosfera explosiva e a uma topologia que atenda particularidades de uma operação portuária regida pelas normas do Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). Esse foi o grande desafio deste trabalho”, diz o diretor da Squadra e responsável pelo projeto, Sidnei Maciel.

A rede de dados do Terminal de Grãos contará com dezenas de enlaces de 10 Gigabit, atuando de forma redundante. A rede vai controlar mais de 170 câmeras de vídeo, todo o sistema de identificação de caminhões por leitura de placas (OCR), cancelas, catracas e torniquetes do sistema de controle de acesso, além do sistema de dados, telefonia IP e itens específicos de automação.

A Squadra tem sede em Porto Alegre e filiais em São Paulo e no Paraná.

https://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/itaqui/sistema-integrado-aumentara-capacidade-de-exportacao-de-graos-no-porto-do-itaqui-83342

Nenhum comentário: