LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Operação-padrão

"Operação-padrão" no porto de São Francisco do Sul já chega ao nono dia


Os trabalhadores avulsos do porto de São Francisco do Sul (arrumadores e estivadores) fazem “operação padrão” desde quinta-feira, dia 7 de agosto, em terminal privado, arrendado. Está instalada uma espécie de greve branca. Os trabalhadores pedem aumento de 25% a 30%.
Houve pelo menos quatro conversas entre o sindicato de operadores portuários e os líderes dos sindicatos, sem que se alcançasse acordo. O porto perde entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, por dia, quando um navio atrasa seu desembarque de mercadorias diz a advogada do sindicato patronal, Ana Lúcia Ferreira.
Argumenta que os empresários concederam aumento de 5% em 1º de março. E, nesses últimos dias fizeram contrapropostas de percentuais variados, de acordo com características próprias de cada categoria profissional
—Inviável atender ao que pedem os trabalhadores. Até domingo não haverá mais negociação. A situação causa demora de até cinco dias para um navio atracar em São Francisco do Sul. Isso provoca dano imenso à imagem internacional do porto.
O presidente do sindicato dos arrumadores, Maurício Minelli, desconversa e nega haver “operação-padrão”. Diz que espera por proposta patronal.
—Poderemos chamar para uma assembleia na próxima semana—, antecipa.
O diretor de Logística do porto, Arnaldo S. Thiago, confirma:
—Há, sim, “operação-padrão” no porto público desde segunda-feira, dia 11. A movimentação de produtos está em menos de um terço do volume e velocidade normais e considerada adequada. A lentidão nos serviços causa prejuízo a todos. Não sei precisar valores das perdas.
http://wp.clicrbs.com.br/loetz/2014/08/15/operacao-padrao-no-porto-de-sao-francisco-do-sul-ja-chega-ao-nono-dia/?topo=84,2,18,,,77

Nenhum comentário: