LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Liga Árabe aprova certificação online de exportações


Liga Árabe aprova certificação online de exportações


A entidade aceitou projeto da Câmara Árabe Brasileira que vai agilizar e reduzir custos nos processos de vendas de produtos do Brasil aos países do Oriente Médio e Norte da África.

Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br


São Paulo – A Liga dos Estados Árabes aprovou projeto da Câmara de Comércio Árabe Brasileira de um sistema online de certificação de origem e legalização de documentos de exportação, informou o diretor-geral da Câmara, Michel Alaby, após reunião com o secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos da Liga, Mohammed Al-Tuwaijri, nesta quinta-feira (28), no Cairo.

“O objetivo é reduzir a burocracia, o tempo e os custos para os exportadores [brasileiros], importadores [árabes] e consumidores finais”, destacou Alaby. A aprovação da Liga era essencial porque é a instituição multilateral que credencia a Câmara Árabe como única entidade no Brasil autorizada a certificar as exportações às nações árabes.

Segundo ele, a proposta tem apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), entidade de empresas de carne bovina, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne produtores e exportadores de frango, e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que lida com certificação halal, ou seja, a garantia de que as mercadorias exportadas são produzidas de acordo com as tradições islâmicas.

O projeto foi apresentado por Alaby e pelo gerente de Relações Governamentais da Câmara, Tamer Mansour, na última segunda feira a Tuwaijri e outros representantes da Liga, inclusive o responsável pela área de tecnologia, Ramy Abdallah. De acordo com o diretor-geral, o sistema irá envolver a certificação de origem e de documentos feita pela Câmara Árabe e a legalização realizada nas representações diplomáticas de países árabes no Brasil.

A expectativa é implantar o procedimento eletrônico até março de 2015. Antes, porém, Alaby vai apresentar o projeto a entidades que oferecem os mesmos serviços em outros países na próxima reunião da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, em setembro, no Sudão.

http://www.anba.com.br/noticia/21864737/corrente-comercial/liga-arabe-aprova-certificacao-online-de-exportacoes/

Nenhum comentário: