LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Exportação de frango é recorde em julho

Exportação de frango é recorde em julho

Volume e receita cresceram no período devido ao aumento das importações de carne de frango de grandes mercados consumidores, como a Arábia Saudita. Receita é a maior já obtida no mês.


São Paulo – As exportações de carne de frango cresceram em volume e em receita em julho em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados do período divulgados neta quinta-feira (14) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de frango somaram 371,1 mil toneladas em julho, um aumento de 9,4% sobre o mesmo período do ano passado. A receita chegou a US$ 771,8 milhões, com expansão de 14% sobre julho de 2013. Segundo a ABPA, esse faturamento é recorde para meses de julho.

O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, atribuiu o crescimento das exportações ao desempenho de grandes importadores. “Importantes mercados como a Arábia Saudita, Japão, China e a União Europeia apresentaram saldo positivo nos embarques em relação a julho do ano passado, juntamente com outros mercados que, somados, foram determinantes para alcançarmos receita recorde no mês”, afirmou Turra, de acordo com comunicado da ABPA.

Os embarques para a Arábia Saudita cresceram 2,47% sobre julho do ano passado. Para o Japão, a alta foi de 40,37%, para a China a expansão foi de 36,8% e para a União Europeia, houve expansão de 16,24%.

Na avaliação do vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, as chuvas no sul do Brasil que prejudicaram os embarques em junho influenciaram o desempenho do mês seguinte. “Os embarques atrasados pelas chuvas de junho se acumularam e definiram um nível de exportação mais elevado que o inicialmente previsto para julho. Isto, somado à recuperação dos preços médios em relação ao início do ano, permitiu ao setor alcançar receita recorde em julho”, afirmou.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, o setor exportou 2,274 milhões de toneladas, ou 2% a mais do que entre janeiro e julho de 2013. Neste período a receita caiu 5,9% e somou US$ 4,489 bilhões. Por regiões, o Oriente Médio se mantém, no ano, como o principal destino das exportações de carne de frango, com 799,9 mil toneladas, volume que é 8,1% menor do que o embarcado para a região entre janeiro e julho de 2013. A Ásia é o segundo maior comprador, seguido por África, União Europeia e Américas.

Entre os países, a Arábia Saudita foi o maior importador de carne de frango entre janeiro e julho. O país do Oriente Médio importou, no período, 381 mil toneladas, volume 5,6% menor do que o de 2013. Foi seguida por União Europeia, que importou 240,5 mil toneladas (alta de 0,8%), Japão e Hong Kong. Os Emirados Árabes Unidos foram o quinto maior mercado da carne de frango brasileira. O país importou 147,9 mil toneladas, volume 1,2% menor do que o registrado entre janeiro e julho de 2013.
http://www.anba.com.br/noticia/21864603/agronegocio/exportacao-de-frango-e-recorde-em-julho/

Nenhum comentário: