LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

OMC diz que falta de acordo aduaneiro pode afetar outras negociações



OMC diz que falta de acordo aduaneiro pode afetar outras negociações


O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Roberto Azevêdo, disse nesta última segunda-feira (11) que outras negociações no marco da organização poderiam ser afetadas se não for alcançado um acordo sobre a implementação de um tratado aduaneiro que fracassou devido ao veto da Índia.

Azevêdo garantiu durante um evento na Cidade do México que espera retomar em setembro as negociações sobre o tema, depois que "[a Índia bloqueou]": http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/07/1494194-india-contesta-e-prazo-para-acordo-da-omc-termina-sem-consenso.shtml no fim de julho o denominado acordo de "facilitação do comércio", uma reforma global dos procedimentos aduaneiros, exigindo concessões de reservas agrícolas.

"Acredito que temos em setembro a oportunidade de retomar as conversas e ver se é possível uma ponte que permita a aproximação das posições", disse Azevêdo.

"Se não encontrarmos uma solução para esse tema é possível que tenhamos um impacto considerável em outras áreas de negociação mundial", acrescentou ele, referindo-se às negociações da OMC.

A Índia insistiu que, em troca de assinar o acordo aduaneiro –visto como um dos maiores avanços da OMC em décadas–, precisaria ver um progresso maior em um pacto paralelo que dá ao país uma maior liberdade para subsidiar e armazenar grãos do que os níveis atualmente permitidos pelas regras da OMC.

Autoridades indianas disseram que estão preparadas para chegar a um compromisso com a OMC em setembro.

A falta de avanços na OMC tem levado vários países e blocos do mundo, inclusive os Estados Unidos e a União Europeia, a negociarem acordos bilaterais -ou seja, entre nações específicas, e não multilaterais, com o mundo inteiro, como propõe a OMC. A diplomacia brasileira tem sido criticada, nos últimos anos, por não ter investido nesses acordos bilaterais.

Fonte: Folha de São Paulo\DA REUTERS

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/25517-omc-diz-que-falta-de-acordo-aduaneiro-pode-afetar-outras-negociacoes

Nenhum comentário: