LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Porto de Santos

MRS amplia capacidade no acesso ao porto de Santos


A MRS Logística concluiu o investimento de R$ 130 milhões em locomotivas com sistema especial de engrenagens e motores que permitem a travessia da Serra do Mar, acesso ao Porto de Santos. Chamada de "cremalheira", as locomotivas são fabricadas pela suíça Stadler. Essas máquinas freiam as composições na descida e alavancam na subida da serra. O sistema quadruplica a capacidade de movimentação de cargas do trecho, passando de 7 milhões de toneladas anuais para 28 milhões de toneladas anuais.

"Agora teremos que captar mais cargas, mas vamos ficar com capacidade ociosa até a construção do Ferroanel, que vai possibilitar o aumento do transporte de cargas, além de viabilizar o transporte entre a região de Campinas e Santos", diz o presidente da MRS, Eduardo Parente.

Com o Ferroanel, o presidente da companhia afirma que a distância ferroviária entre a região de Campinas e Santos ficará em 180 quilômetros, a mesma que a rodoviária. Hoje, a ligação entre as duas cidades chega a 280 quilômetros. A empresa é obrigada a usar a mesma linha de trens urbanos e tem limites de horários, só podendo fazer o transporte à noite. O trecho que corta São Paulo é operado pela MRS, enquanto o Ferroanel será concedido por meio de leilão previsto para julho.

"Acompanhamos o processo. Vamos ver se seremos autorizados a operar esse trecho e as condições para decidir se vamos participar", diz o presidente da MRS. Parente garante que a empresa ganha com o projeto, já que o contorno ferroviário possibilitará a chegada de mais cargas à linha férrea. "Haverá conexão com o resto do Brasil. Além disso, será possível o transporte de contêineres na região de São Paulo, impossível hoje já que utilizamos a mesma linha de passageiros que tem sistema elétrico diferente", afirma.

A entrega das novas locomotivas ocorreu em Paranapiacaba, distrito de Santo André (SP), onde começa o trecho com o sistema de cremalheira. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos, e do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. "O investimento da empresa se alia ao esforço do governo de modernizar a malha ferroviária e o compromisso de entregar o Ferroanel até 2015 liberando as linhas que cortam São Paulo para o transporte de passageiros", disse Figueiredo, durante a solenidade.

Já Paulo Passos ressaltou que as novas locomotivas possibilitam a retirada de caminhões das rodovias da região. Pelos cálculos da MRS, o sistema permite a retirada de 2 mil caminhões das rodovias. "As empresas acompanham o governo nas iniciativas que preveem um caminho para logística mais moderna", afirma. O ministro dos Transportes e o presidente da EPL têm reunião marcada para amanhã, em São Paulo, para discutir com o secretário de Transportes e Logística de São Paulo, Saulo Abreu, a execução conjunta das obras dos trechos norte do Rodoanel e do Ferroanel. "Como o governo paulista já começa a executar o Rodoanel, queremos aproveitar a faixa de domínio fazendo uma linha paralela, aproveitando licenças ambientais e desapropriações", afirmou Figueiredo.

As locomotivas Stadler substituem as japonesas Hitachi fabricadas em 1970 e em operação desde 1972. Elas atenderão a demanda entre Paranapiacaba e Cubatão para o transporte agrícola, como soja, milho, açúcar e farelo, contêineres e celulose. A MRS investe ainda outros R$ 160 milhões para a "Segregação Leste", que prevê a duplicação da ferrovia entre Itaquaquecetuba e Suzano, possibilitando linha exclusiva para cargas. Hoje o trecho é dividido entre o transporte de cargas e passageiros.

A empresa estuda ainda uma fase dois do transporte pela serra. O projeto seria viabilizado com a garantia de mais cargas - após a conclusão do Ferroanel - e prevê a chegada de mais duas locomotivas com sistema cremalheira, com operação cruzada, em que a energia liberada para a descida dos trens na serra é aproveitada para a subida de outro trem.

Fonte: Valor / Guilherme Soares Dias
http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/portos-e-logistica/20929-mrs-amplia-capacidade-no-acesso-ao-porto-de-santos

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