LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tecon Vila do Conde inicia operação de scanner para inspeção de contêineres


Tecon Vila do Conde inicia operação de scanner para inspeção de contêineres


Fonte/Autoria.: Willian Fernandes


Terminal portuário se antecipa à exigência da Alfândega em Barcarena (PA) e coloca scanner em funcionamento dois meses antes do prazo determinado

A Santos Brasil, companhia referência em soluções logísticas completas, do porto à porta, iniciou no último sábado (1º) a operação de um scanner de alta tecnologia para conferência das cargas importadas e exportadas no Tecon Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA). O uso do equipamento será exigido pela Alfândega em terminais localizados no porto paraense a partir de janeiro de 2015, mas foi antecipado em dois meses pela Santos Brasil, que se posiciona mais uma vez à frente do mercado. O novo scanner diminui o tempo necessário para inspecionar as mercadorias, aprimorando as operações na instalação marítima, e permite maior eficiência na fiscalização pela Receita Federal.

O raio-x penetra até 300 milímetros de aço, o que possibilita a verificação do conteúdo dos contêineres sem necessidade de abri-los. Para isso, basta que os caminhões carregados passem pelo equipamento em velocidade baixa. São necessários apenas 30 segundos para que as imagens sejam captadas e armazenadas à disposição dos órgãos responsáveis.

"Estamos investindo em alta tecnologia para tornar o Tecon Vila do Conde uma opção ainda mais competitiva para o importador e o exportador. Nossa principal vantagem para o comércio exterior é a localização do terminal, próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes", explica o gerente-executivo da Santos Brasil em Barcarena, Ricardo Medina.

Além do Tecon Vila do Conde, a Santos Brasil já havia instalado os equipamentos nos demais terminais que opera - Tecon Santos-SP e Tecon Imbituba-SC, além das unidades logísticas da empresa, seguindo as determinações da Alfândega.

Sobre o Tecon Vila do Conde

Parte do Complexo Industrial e Portuário de Vila do Conde, a 96 quilômetros de Belém, o Tecon Vila do Conde está instalado no município de Barcarena, no delta do Rio Amazonas. Ocupa uma área de 103 mil metros quadrados e possui cais de 254 metros, estrategicamente localizado em uma região de grande capilaridade hidroviária. Com capacidade de operação de 250 mil TEU/ano, o Tecon já recebeu investimentos superiores a R$ 30 milhões desde 2008. Somente nos primeiros três meses de 2014, apresentou crescimento de 70,7% no volume operado, em relação ao mesmo período do ano passado, baseado no incremento da movimentação de contêineres de cabotagem.

Sobre a Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 16 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal de 95 MPH (movimentos por hora). Em setembro de 2014, o Tecon Santos bateu a marca de 193,82 MPH na operação de um único navio. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) - e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

http://www.segs.com.br/veiculos/17109-tecon-vila-do-conde-inicia-operacao-de-scanner-para-inspecao-de-conteineres.html

Nenhum comentário: