LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Operação FORÉSIA


Operação FORÉSIA: Receita Federal combate esquema de importação irregular de mercadorias no RJ

A Receita Federal do Brasil (RFB), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram hoje (13) a “Operação FORÉSIA", com o objetivo de combater grupo responsável pela entrada irregular de mercadorias estrangeiras pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim (RJ).

Para a consecução da fraude, os responsáveis se utilizavam de uma grande empresa multinacional, importando fraudulentamente em seu nome e contando com a participação de despachantes por ela contratados, de forma a burlar o controle de risco praticado pela Administração Aduaneira.

Estão sendo cumpridos Mandados de Busca e Apreensão em residências e empresas relacionadas ao grupo que, ao longo de mais de dois anos, foi responsável pela entrada irregular de mais de 330 toneladas de mercadorias estrangeiras, importadas por via aérea e desembaraçadas no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

As ações ocorrem no Rio de Janeiro e em São Paulo e buscam a obtenção de provas complementares de participação, modus operandi e destinação dos valores obtidos com o ilícito que possa configurar o crime de lavagem de dinheiro.

Participam da operação 12 servidores da RFB e cerca de 24 policiais federais.

O nome da operação decorre de conceito da Biologia (forésia ou foresia) que significa a associação entre indivíduos de espécies diferentes em que um se utiliza do outro para transporte, sem parasitismo.



http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFsinot/2014/11/13/2014_11_13_08_27_08_601133900.html

Nenhum comentário: