LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MIL INDÚSTRIAS SERÃO CAPACITADAS PARA INSERÇÃO INTERNACIONAL


MIL INDÚSTRIAS SERÃO CAPACITADAS PARA INSERÇÃO INTERNACIONAL

A implementação das ações do projeto INSERI Pequenos Negócios – Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios, que vai capacitar e prestar consultoria a cerca de mil pequenas indústrias voltadas para o mercado internacional, foi tema do Workshop Projeto Inseri nesta sexta-feira (31), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), parceira do Sebrae na iniciativa. O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, participaram do evento que reuniu gestores e dirigentes de oito estados que participam do projeto.

“Vamos trabalhar para aumentar as exportações brasileiras. Por isso, é importante entender o papel das pequenas indústrias nas cadeias produtivas”, disse Abijaodi. Para ele será fundamental conhecer as experiências e os detalhes dos projetos em cada estado de modo que o ambiente de trabalho do workshop se estenda à esfera regional. “Há muita sinergia e ação complementar entre Sebrae e CNI. Com esse projeto vamos buscar o potencial regional de cada instituição, tendo em vista melhorias na gestão das pequenas indústrias para aumentar sua capacidade competitiva”, assinalou.


“Há muita sinergia e ação complementar entre Sebrae e CNI. Com esse projeto vamos buscar o potencial regional de cada instituição, tendo em vista melhorias na gestão das pequenas indústrias para aumentar sua capacidade competitiva”
Carlos Eduardo Abijaodi – diretor de desenvolvimento industrial da CNI

O diretor Carlos Alberto dos Santos reforçou a importância dos projetos do Sebrae em parceria com a CNI, que repercutem em melhorias para as pequenas indústrias. Segundo o diretor, o desafio é grande diante da conjuntura atual do setor, que está no centro de um processo de substituição de elos significativos da cadeia produtiva por itens importados. “Temos uma meta ambiciosa, mas ela se distribui nos estados, num esforço conjunto de todos”, disse, ao sugerir a participação dos empresários em feiras e rodadas de negócios internacionais, tanto no Brasil como no exterior. Carlos Alberto afirmou também que é uma meta flexível à medida que, ao longo do projeto, outros estados e setores poderão se interessar e aderir.

O convênio entre Sebrae e CNI foi assinado nesta semana. Por meio do INSERI Pequenos Negócios, as pequenas indústrias vão receber capacitação e consultoria para melhoria da gestão e do resultado. O workshop reúne gestores e dirigentes do Sebrae e das Federações das Indústrias dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que participam do projeto. O objetivo é preparar as pequenas indústrias, facilitando o acesso dos empresários a serviços de suporte à sua inserção competitiva internacional. O projeto prioriza os setores de máquinas e equipamentos, produtos químicos, petróleo e gás, seguindo-se os de madeira e móveis, produtos alimentícios e metalurgia.

Fonte: Sebrae

http://www.exportnews.com.br/2014/11/mil-industrias-serao-capacitadas-para-insercao-internacional/

Nenhum comentário: