LEGISLAÇÃO

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Comércio entre Brasil e Argentina deve melhorar a partir de 2016


Comércio entre Brasil e Argentina deve melhorar a partir de 2016


Uma melhora nas vendas do Brasil para Argentina deve ocorrer em 2016, na avaliação de Dante Sica, secretário de Indústria e Comércio da Argentina durante o governo de Eduardo Duhalde, em 2002 e 2003, e sócio da consultoria Abeceb.

“Creio que a Argentina conseguirá recuperar a importância que tem para o mercado brasileiro, mas só quando normalizar sua situação macroeconômica, de 2016 em diante.”

A reeleição de Dilma Rousseff, que durante sua campanha afirmou que o Mercosul seguirá como prioridade na política industrial do Brasil, não é vista por ele como claramente favorável ao comércio com a Argentina.

Isso porque, para Sica, a presidente precisará “recompor” as relações com outros blocos para atender à demanda dos empresários brasileiros e assegurar o papel de liderança do Brasil na região.

Sica não acredita, contudo, que o Brasil esteja passando por um processo de “argentinização”, como insinuam opositores do governo.

“É certo que o Brasil tem um problema em sua balança de pagamentos e de deficit fiscal tal como a Argentina. Mas tem um mercado de capitais robusto, um forte nível de reserva e capacidade de fazer política econômica”.

De janeiro a outubro deste ano, as exportações brasileiras para a Argentina caíram 27%. Com isso, o país vizinho perdeu o posto de principal comprador de produtos manufaturados brasileiros para os Estados Unidos.

Estimativa da Abeceb é que ocorra queda de 2% no PIB argentino este ano, frente a crescimento de quase 3% no ano passado. No Brasil, o mercado estima que a economia avançará apenas 0,27% em 2014. (Da Folhapess)

Fonte: O Povo (CE)

http://portosenavios.com.br/geral/26822-comercio-entre-brasil-e-argentina-deve-melhorar-a-partir-de-2016?utm_source=newsletter_7400&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: