LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Siscoserv



Siscoserv registra milionésima venda em serviços


(Brasília) - Foi registrado no último dia 28 de novembro a milionésima venda de serviços no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). A operação, realizada em maio deste ano, refere-se a um serviço de agência de transporte (NBS 1.0607.10.00) prestado a uma empresa domiciliada na Alemanha.
 
O registro veio logo após a divulgação das primeiras estatísticas no Siscoserv durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - Simbracs 2013, que aconteceu em Brasília nos dias 12 e 13 de novembro. Desde o início da implantação do sistema - de 1º de agosto de 2012 a 31 de outubro de 2013 -, computou-se 2.099.570 operações realizadas por 15.438 pessoas jurídicas e 779 pessoas físicas, em transações com mais de 200 países.
 
Os Estados Unidos são os maiores compradores de serviços do Brasil. O país adquiriu 31,11% de tudo que foi vendido por empresas nacionais neste ano, até 31 de outubro. Por outro lado, 38,22% de todos os serviços contratados pelo Brasil lá fora são de empresas norte-americanas.
 
Informatizado, o Siscoserv foi instituído pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil Maior, e tem como objetivo aprimorar as ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.
 
A ideia é obter informações, para fins econômico-comerciais, de operações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no Brasil e residentes ou domiciliados no exterior, que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes personalizados.
 
Para acessar as estatísticas do Siscoserv clique no link:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: