LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Porto de Santos





Portos e Logística

Para evitar a formação de filas de caminhões na cidade e nos acessos rodoviários ao Porto de Santos no período de pico do escoamento da safra agrícola de 2014, a Secretaria de Portos - SEP/PR está desenvolvendo o sistema Portolog - Cadeia Logística Portuária Inteligente. Ele visa sincronizar as datas de chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto.

Hoje os terminais portuários utilizam dois pátios reguladores privados já existentes no porto para agendar o tráfego de caminhões. O agendamento é feito a partir da origem da carga. Os veículos   só podem se dirigir ao terminal portuário quando existem vagas nos   estacionamentos  rotativos. É proibido o recebimento de qualquer veículo sem o prévio agendamento.

Em janeiro, o Portolog começará a ser implementando de forma experimental e em fevereiro entrará em funcionamento definitivo. Serão criadas áreas no planalto paulista para a construção de um novo pátio regulador. A SEP está negociando junto à Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, as áreas para a construção, sendo que duas estão sendo avaliadas: uma na Via Anhanguera, com 180 mil metros quadrados, e outra na região de Ribeirão Pires, com 150 mil metros quadrados.

Além disso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp divulgou convocação de interessados em explorar áreas privadas no planalto para estacionamento de caminhões com destino ao Porto de Santos.

Pela nova sistemática, antes de chegar ao porto, os caminhões serão direcionados para pátios de triagem localizados no planalto e na baixada de Santos. Eles ficarão retidos no  pátio do planalto para serem cadastrados/agendados no sistema  Portolog.

“Vamos transferir as filas formadas ao longo da estrada, sem infraestrutura, para um lugar seguro nas áreas da União”, disse o ministro Antonio Henrique Silveira, durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 11/12, no Ministério dos Transportes.

Após  análise de vagas na proximidade do porto, os caminhões agendados são encaminhados para o pátio da baixada, onde serão recepcionados automaticamente (por meio de antenas de RFID), sendo informados (por sistemas sonoros) do horário de saída para se encaminharem aos terminais portuários.

 “Trata-se de uma ação planejada para mitigar quaisquer confusões nas entradas das cidades e nas estradas de acesso ao porto. Esse sistema tem potencial de evitar os problemas enfrentados no passado durante o escoamento da safra”,  reforçou Silveira.

O Portolog deverá ser implantado em outros portos organizados. Santos  será o primeiro a receber o sistema por ser o porto que recebe mais de 50% da safra agrícola a ser exportada, principalmente produtos do complexo soja e milho.

 “Em fevereiro, quando a safra começa a crescer de forma mais pronunciada, as regras estarão em plena operação”, reforçou o ministro. Ele informou que ao longo do mês de janeiro a secretaria irá discutir as regras de agendamento detalhadamente e definir quais serão as penalidades para quem não cumprir os cronogramas. “Todo esse esforço de sincronização também passa pelas transportadoras e pelos produtores de grãos”.

Seguindo as determinações da SEP, o terminal portuário deverá informar ao Portolog, com sete dias de antecedência, a quantidade de veículos que espera receber. O sistema compatibilizará os pedidos e retornará a cada terminal a cota que será atendida.

Fonte:SEP



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