LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Manual facilita acesso a dados portuários



Manual facilita acesso a dados portuários

A ANTAQ elaborou um manual para facilitar o acesso aos dados da movimentação de cargas nos portos e instalações privadas, que são disponibilizados pela Agência em sua página na internet.

Por previsão legal, cabe à Agência o controle das operações de recebimento, processamento e divulgação das informações dos portos organizados e das instalações portuárias, que são enviados mensalmente pelo conjunto das instalações portuárias ao Sistema de Desempenho Portuário - SDP, da ANTAQ.

"Ao disponibilizar esses dados, através do Sistema de Informações Gerenciais - SIG Acesso Público, a Agência cumpre o seu papel na disseminação de estatísticas do setor aquaviário", diz o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da ANTAQ, Fernando Serra, avaliando que o manual irá agilizar a busca das informações estatísticas no sítio da ANTAQ.Além dos dados de desempenho portuário, o SIG Acesso Público permite consultar os dados sobre o volume de carga transportado pelas vias interiores do país. O acesso ao sistema é gratuito e não exige cadastro prévio do usuário.

O SIG Acesso Publico possui uma base de dados mensal, acumulada desde janeiro de 2010 até o último mês do ano corrente, que contempla cinco conjuntos de dados e indicadores: estatísticas aquaviárias, onde são disponibilizados os números de transporte de carga nas vias interiores; desempenho operacional, que reúne estatísticas de atracação; desempenho operacional de contêiner, com informações sobre consignação média, prancha média, relação cheio-vazio, tempos médios e mercadorias conteinerizadas; grupos de mercadorias e total geral de cargas.

Para consultar o banco de dados da Agência, o interessado deverá localizar o bloco "Serviços Online", na parte inferior do site da ANTAQ, segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar para baixo até encontrar o link "SIG - Sistema de Informações Gerenciais". O manual, com o passo a passo para localizar as estatísticas, também está disponível no link.

Fonte: Jornal Agora (RS)

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/22318-manual-facilita-acesso-a-dados-portuarios?utm_source=newsletter_1290&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: