LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Comércio e Serviços



Argélia amplia oportunidades para empresas brasileiras de transportes e obras públicas


(Argel) - A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), participou da Missão Empresarial ao Norte da África, que aconteceu na Argélia nos dias 1º e 2 de dezembro. No encontro com o governo argelino, do qual participaram autoridades políticas e empresários locais, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
O vice-ministro de Obras Públicas da Argélia, Kamel Belatreche, apresentou à delegação brasileira o plano de construção de novas obras de transportes, bem como operações de infra-estrutura, com investimentos previstos em mais de 70 bilhões de euros para os próximos seis anos (2014-2020). Ele citou ainda o projeto de integração rodoviário Leste-Oeste do país para a década de 2015 a 2025, com extensão de mais de dois mil quilômetros, para o qual desejam parceiros que agreguem capacidades técnicas e de gestão para construção e posterior operação.
Em razão dos casos de sucesso já existentes de empresas brasileiras de engenharia e construção que trabalham na Argélia, Kamel Belatreche reiterou a confiança e a disposição do governo argelino em ampliar a participação empresarial brasileira nos próximos anos. "O Brasil é querido pelo povo argelino. Estaremos lá em 2014 em razão da Copa do Mundo de Futebol com nossa seleção, quando aproveitaremos para divulgar ainda mais as oportunidades oferecidas por nosso país aos investidores brasileiros", ressaltou o vice-ministro.
Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços do MDIC, reforçou o interesse do governo brasileiro em apoiar os esforços das empresas comércio, logística e serviços na direção da ampliação dos negócios e parcerias no norte da África a partir da Argélia. Ribeiro destacou também o interesse por parte de grupos brasileiros nos segmentos de arquitetura e engenharia, transportes rodoviários, energia, distribuição, franquias, entre outros, que convergem com o desejo do governo Argelino de promover a segurança alimentar, energética e a competitividade logística do país.
"A excelente relação política entre o Brasil e a Argélia, bem como as oportunidades já formatadas para investimentos conjuntos, são facilitadores para que o empreendedor brasileiro fortaleça parcerias nesta região do globo", disse Humberto.
Também participaram do encontro representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: