LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Argentina unifica as secretarias de Comércio



Argentina unifica as secretarias de Comércio

Novo supersecretário, Augusto Costa, terá de decidir o futuro das barreiras de importação

Ariel Palácios, correspondente - O Estado de S.Paulo
BUENOS AIRES - A presidente Cristina Kirchner fundiu em uma única entidade as Secretarias de Comércio Interior e de Comércio Exterior. O novo comandante do órgão criado na sexta-feira é o secretário de Comércio, Augusto Costa, que no dia 2 de dezembro substituiu Guillermo Moreno no posto de secretário de Comércio Interior. Moreno é o polêmico autor da manipulação dos índices de inflação e das barreiras comerciais.
Costa, agora denominado "supersecretário", terá em suas mãos diversas tarefas consideradas cruciais pelo governo Kirchner, entre elas os acordos de preços com supermercados e as autorizações para as importações.
Nas últimas duas semanas, Costa reuniu-se com representantes do Brasil para analisar as barreiras que a administração Kirchner aplica aos produtos brasileiros. Ele também está no comando das operações de congelamento de preços, sistema no qual o seu antecessor fracassou em duas tentativas ao longo deste ano. No entanto, Costa pretende lançar um novo congelamento de preços a partir de 1.º de janeiro, abrangendo um universo menor de produtos.
A saída de Moreno e as pressões do Fundo Monetário Internacional (FMI) por um índice não manipulado criaram expectativas sobre o cálculo oficial da inflação de novembro. No entanto, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), organismo sob intervenção do governo desde 2007, anunciou que a inflação do mês passado foi de 0,9%, índice substancialmente superior ao calculado pelos economistas das principais consultorias do país, que sustentam que foi de 2,4%. Este patamar extraoficial é o mais alto em um mês de novembro desde 1990. Os economistas afirmam que a Argentina poderia encerrar 2013 com uma inflação de 27%, a mais alta desde 2003.
Além disso, o novo secretário pretende restringir em 20% as importações de automóveis durante o primeiro semestre do ano que vem. No entanto, as montadoras argentinas estão tentando impedir a aplicação dessa medida.
Augusto Costa, de 38 anos, está vinculado ao movimento La Cámpora, denominação da juventude kirchnerista. Nos últimos quatro anos os integrantes desta organização espalharam-se pelos mais diversos postos de comando do governo Kirchner. 

Nenhum comentário: