LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Porto de Santos



Alfândega do Porto de Santos inaugura central de monitoramento com câmeras
Escrito por  Redação Portogente
       
A Alfândega do Porto de Santos inaugurou, nesta terça-feira (19), sua Central de Operações e Vigilância (COV), um espaço exclusivo para o monitoramento dos recintos alfandegados no porto do litoral paulista. O sistema faz parte do projeto da Receita Federal do Brasil, que já vem sendo desenvolvido desde 2004 e é parte de um grande programa de modernização da Aduana Brasileira.
O COV é equipado com computadores e vídeos que permitem a visualização das imagens das câmeras e dos scanners de cargas à distância, bem como possibilita o acesso aos dados dos sistemas de controle das operações aduaneiras nesses recintos.
Além dos dados obtidos por meio dessas ferramentas tecnológicas, a fiscalização aduaneira tem dentro da COV a possibilidade de consultar todos os sistemas informatizados da própria Receita Federal e de efetuar a liberação ou o bloqueio das cargas de importação ou de exportação, sendo que, em algumas situações poderá, inclusive, desobrigar-se da presença física do servidor aduaneiro no local de depósito de carga.
Na região do Porto de Santos, para atendimento dessas exigências de uma maneira mais racional e econômica, algumas empresas se cotizaram através de um projeto operacionalizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) viabilizando a transmissão para a COV, mediante a utilização em comum de equipamentos e sistemas capazes de concentrar e selecionar as informações, dados e imagens.


Nenhum comentário: