LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Portos




Porto de Paranaguá estuda acordo operacional com o Porto de Gent 

Um acordo operacional entre o Porto de Paranaguá e o porto belga de Gent pode ser firmado em breve. O anúncio foi feito após a visita do novo embaixador do Reino da Bélgica no Brasil, Jozef Smets. Acompanhado do cônsul geral daquele país em São Paulo, Didier Vanderhasselt, e do cônsul honorário em Curitiba, João Casillo, o diplomata foi recebido pela diretoria empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, a possibilidade de um acordo operacional vem de um protocolo de intenções extenso anunciado pelos representantes da diplomacia da Bélgica. “A relação do Estado do Paraná com a Bélgica está se estreitando cada vez mais. O país é um dos melhores do mundo em operações portuárias e o porto de Gent é muito parecido com o Porto de Paranaguá, o que abre muitas possibilidades de parcerias”, afirma.

Ainda segundo Fregonese, a visita dos diplomatas belgas teve o objetivo de conhecer a realidade econômica do Paraná, e eles mostraram interesse nas operações técnicas, nos investimentos previstos (tanto da Bélgica no Estado, quanto dos paranaenses naquele país) e as possibilidades de negócios na área de infraestrutura e gestão. “Eles saíram muito satisfeitos com as oportunidades apresentadas”, conclui o diretor da Appa.

Este não é o primeiro contato do Governo do Paraná com representantes do governo belga. Os diplomatas visitam o Estado após receberem, na Bélgica, representantes do governo brasileiro.

A Bélgica possui alguns dos mais importantes portos do mundo - portos de Antuérpia, Gent, Zeebrugge, Bruxelas e Liège. Especificamente o Porto de Gent se assemelha ao de Paranaguá por ser um porto especializado em granéis – principalmente cereais e fertilizantes.

Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, este ano, de janeiro a outubro, os principais produtos exportados do Porto de Paranaguá para a Bélgica foram madeira e manufaturados, papel e derivados e carnes. A carga mais importada de lá foram os fertilizantes/ produtos químicos.
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=72304&tit=Porto-de-Paranagua-estuda-acordo-operacional-com-o-Porto-de-Gent

Nenhum comentário: