LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TCP bate recorde de movimentação de contêineres



TCP bate recorde de movimentação de contêineres


O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, bateu em agosto o recorde de movimentação de contêineres cheios dentro de um único mês desde sua criação, em 1998. O Terminal movimentou no mês 74.898 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés) e o volume de contêineres cheios exportados e importados foi 12% superior à agosto de 2013.

O resultado do mês reforça a tendência de crescimento do volume de contêineres movimentados pelo TCP em 2014, superior à média de crescimento da movimentação de contêineres na área de abrangência do terminal, que engloba os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. Nos primeiro oito meses do ano o Terminal o volume de contêineres cheios apresentou crescimento de 6% sobre o mesmo período de 2013 enquanto o mercado cresceu até aqui 2,1%.

Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do TCP, afirma que o crescimento está associado aos investimentos em ampliação e modernização realizados pelo terminal nos últimos anos e na oferta de serviços porta a porta. “O mercado de contêineres no centro sul do Brasil cresce apenas 2% este ano, em razão principalmente de uma queda na importação. Diante deste cenário desafiador, o TCP tem conseguido crescer acima de seus concorrentes através de soluções de logísticas ancoradas na armazenagem no interior e transporte via ferrovia”. O forte investimento no modal ferroviário, como uma eficiente alternativa de transporte de cargas dos produtores até o porto é o principal diferencial do terminal. Hoje o TCP é o terminal que mais recebe cargas através da ferrovia na América do Sul, sendo mais de 6 mil contêineres ao mês.

“Com isto, estamos conquistando novos clientes, sendo que muitos deles antes não passavam pelo TCP”, afirma, acrescentando que outro fator que vem contribuindo para o crescimento do volume de movimentação do terminal é o uso de contêineres para o transporte de commodities, como soja, milho e farelo.

Moraes e Silva acrescenta que, aliado a isto, a recente inauguração do novo cais do terminal - que ampliou a área destinada aos navios de 564m para 879m de extensão - aumentou a disponibilidade do TCP para receber navios ‘fora da janela’, isto é, embarcações que perderam o horário agendado para atracação devido a atrasos em outros portos do sistema. “Aumentamos em 23% o número de navios que recebemos fora da janela programada. Esta flexibilidade e fundamental para assegurar o transporte da carga para o embarcador”.

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