LEGISLAÇÃO

terça-feira, 14 de outubro de 2014

SC rumo à liderança portuária no país13 de outubro de 2014



SC rumo à liderança portuária no país13 de outubro de 2014



A Baía da Babitonga, no Norte do Estado, que já abriga dois portos, os de São Francisco e Itapoá, conta com três projetos e espaço para mais terminais. O prefeito de Joinville, Udo Döhler, afirma que a baía pode abrigar seis portos a médio prazo e se tornar o principal entroncamento portuário do país. Somados aos outros portos catarinenses, o Estado vai liderar a logística marítima do Brasil em três ou quatro anos, prevê Döhler.

O presidente do Porto de Itapoá, Patrício Junior, mais cauteloso, estima que SC vai liderar a atividade no Sul do país nos próximos anos e defende mais investimentos em infraestrutura. Diz que é fundamental aprofundar o canal de entrada da Baía da Babitonga. O terminal de Itapoá está ampliando a capacidade de 500 mil contêineres para 2 milhões/ano.

Mês passado, o governo federal aprovou a construção do porto graneleiro TGSC em São Francisco. O projeto da Logz, Litoral e Hopeful é de R$ 600 milhões. O empresário Alexandre Fernandes está licenciando o Terminal Graneleiro Babitonga, e a cooperativa Coamo, do Paraná, comprou o Hotel Baiti, de Itapoá, para construir um porto graneleiro

Mais portos

.Com esses três projetos, a Baía da Babitonga somará cinco portos. Além disso, há espaço para mais terminais, o que coloca a baía como única no mundo com essa capacidade, diz Udo Döhler. A Samsung, da Coreia do Sul, manifestou interesse de fazer um porto em Itapoá ao secretário de Planejamento do Estado, Murilo Flores. Uma montadora que opera no Brasil também mostrou interesse em ter porto em SC, disse Flores.

http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2014/10/13/sc-rumo-a-lideranca-portuaria-no-pais/?topo=67,2,18,,,67

Nenhum comentário: