LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Porto Rico busca operador internacional para o porto das Américas


Porto Rico busca operador internacional para o porto das Américas


Área de 1.214 quilômetros quadrados tem dois portêineres, berços com profundidade de 15 metros e cais de 1300 metros. Capacidade inicial de movimentação é de 500 mil TEUs. Com a reabertura do Canal do Panamá, Porto das Américas tem potencial para se tornar um 'hub' marítimo

O governo de Porto Rico procura por um grande operador portuário internacional para se associar no desenvolvimento do Porto das Américas, localizado em Ponce, na costa sul da ilha. Uma grande oportunidade para expansão da capacidade portuária e de crescimento industrial da ilha, o terminal fica a cerca de oito quilômetros do Aeroporto Mercedita e tem mais de 1.214 quilômetros quadrados de área.

“O desenvolvimento desse porto é essencial para os nossos esforços em expandir oportunidades comerciais com o Brasil e com a América do Sul, uma etapa importante de nosso plano econômico. Estamos entusiasmados com a possibilidade de trabalhar com um parceiro do setor privado no Porto das Américas”, diz Alberto Bacó-Bagué, Secretário do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Comércio de Porto Rico. “Os investimentos em infraestrutura criam empregos valiosos e são fundamentais para nosso crescimento econômico sustentado nos próximos anos”.

O governo de Porto Rico investiu US$ 285 milhões em melhorias no porto, incluindo a dragagem do canal de entrada e a instalação de berços com profundidade de 15 metros. Com a expansão do Canal do Panamá, prevista para ser concluída em 2015, é esperado um aumento significativo na movimentação de navios de grande porte na região. O terminal, que tem capacidade inicial de 500 mil TEUS com possibilidade de expansão pelo operador portuário, está estrategicamente localizado ao longo da Passagem Mona - uma rota marítima importante entre o Oceano Atlântico e o Canal do Panamá. Com dois portêineres e 1300 metros lineares de cais, é o porto mais profundo em Porto Rico- e em todo o Caribe-, com capacidade para servir navios Panamax e Post-Panamax. Essas e outras melhorias vitais dão ao Porto das Américas a capacidade única de se tornar um 'hub' de transporte marítimo internacional.

Geograficamente, Porto Rico está bem situado no Caribe, em estreita proximidade com as principais vias de transporte marítimo. Com a sua capacidade de operar os maiores navios do mundo, o Porto das Américas é uma rota ideal para cargueiros que vão para a América do Norte e do Sul a partir da Ásia, Europa e África e pode reduzir o tempo de trânsito entre o Caribe e o Brasil (porto de Rio de Janeiro) em até 25 horas se comparado a outros terminais da região. Como a segunda maior cidade em Porto Rico, Ponce ainda tem a mão de obra e os recursos necessários para apoiar uma operação portuária robusta e contínua.

“Vislumbramos o Porto das Américas tornando-se um importante 'hub' de transporte marítimo global nos próximos anos," disse Carlos Mejia, Diretor da Autoridade Portuária do Porto de Ponce. "Há muito poucos terminais na região com um canal com 15 metros de profundidade. Com as transportadoras utilizando ativamente navios de maior porte, uma tendência que deve continuar com a reabertura do Canal do Panamá, a região vai precisar de um terminal centralizador de cargas. Com prazos de entrega mais curtos do que outros portos existentes no Caribe para o Brasil e outros portos da América do Sul, Ponce certamente tem a infraestrutura, localização e capacidade para atender a demanda em uma economia cada vez mais global.”

O Porto das Américas tem um papel importante no desenvolvimento de Porto Rico e é apenas um dos muitos projetos de infraestrutura de Porto Rico nos últimos anos. Com um vigoroso plano para melhorar, aumentar e diversificar as capacidades de produção de energia e com a expansão da cobertura do serviço de internet de banda larga para todo o seu território, o governo de Porto Rico está proativamente posicionando a ilha como um 'hub' global de negócios na região. Porto Rico já tem o aeroporto mais movimentado do Caribe, em San Juan, com 5.000 voos de carga e cerca de 8.800 voos de passageiros todos os meses.

Para informações adicionais sobre o Porto das Américas, clique aqui.

Sobre o Departamento de Desenvolvimento Econômico e Comércio

O Departamento de Desenvolvimento Econômico e Comércio de Porto Rico é responsável por implementar e supervisionar a execução de políticas públicas porto-riquenhas de desenvolvimento econômico nos setores industrial, do comércio, turismo e conhecimento, e serviços financeiros. Além disso, a agência é responsável pela promoção de um setor privado estável e sustentável, que considere a atual globalização da economia. O Departamento está comprometido com a implementação de estratégias que promovam investimentos, criem empregos e melhorem a qualidade de vida na ilha. Acesse BusinessInPuertoRico.com para mais informações.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Fonte: Segs/Flávia Ferreira

http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/26609-porto-rico-busca-operador-internacional-para-o-porto-das-americas

Nenhum comentário: