LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Em ranking, Porto de Santos fica como o maior da América Latina em 2013


Em ranking, Porto de Santos fica como o maior da América Latina em 2013


O complexo subiu três posições entre os principais portos do mundo na movimentação de contêineres





O ranking divulgado pelo “One Hundred Ports – 2013”, da revista britânica “Conteinerisation International” mostrou que o Porto de Santos subiu da 41ª posição em 2012 para a 38ª na escala mundial e alcançou a primeira posição na América Latina, superando o Porto de Balboa, no Panamá. A revista destacou também o índice de crescimento de 8,7%, também apontado como o segundo maior incremento dentre os portos latino-americanos. A publicação já aponta o crescimento recorde de 9,3% no primeiro semestre deste ano.

Além disso, há destaque para o funcionamento, em 2013, dos terminais da BTP (Brasil Terminal Portuário) e Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários). A entrada em operação desses novos terminais ampliou a capacidade do complexo santista, agilizando o atendimento e promovendo a ampliação da média por hora para 104 movimentos, uma marca que não só se situa acima da média global como ultrapassa a média de Roterdã que registrou 87 movimentos por hora. Além do ganho representado pela maior oferta e terminais descongestionados, os novos players conseguem operar navios maiores, trabalhando, simultaneamente, com mais portêineres.

Na lista publicada pela edição da “Conteinerisation International”, os três maiores portos em movimentação de contêineres são Xangai (China), Singapura e Shegzeng (China). Santos chega ao 38º lugar com a movimentação de 3.448.879 TEU em 2013 (contra 2.013.922 TEU em 2012). Em 2014, a movimentação até julho alcançou 2.047.823 TEU, um crescimento de 8,5% no acumulado do ano em relação ao ano anterior.

http://www.guiamaritimo.com/gm_wp/noticias/em-ranking-porto-de-santos-fica-como-o-maior-da-america-latina-em-2013/

Nenhum comentário: