LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Zonas de Processamento de Exportação



Brasil e Coreia do Sul debatem desenvolvimento de ZPEs


Brasília  - Especialistas dos governos brasileiro e sul-coreano estiveram hoje reunidos em um workshop para promover a troca de experiências sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). No encontro, foram apresentadas recomendações resultantes de pesquisas do Programa Coreano de Compartilhamento de Conhecimento, o Knowledge Sharing Program (KSP) na sigla em inglês, para o desenvolvimento das ZPEs no Brasil.
Durante todo o dia, representantes do governo federal e integrantes do Korean Development Institute (KDI) apresentaram avaliações sobre temas como zonas econômicas especiais, clusters industriais e políticas públicas para as micro e pequenas empresas.
"Este é um importante marco no regime de ZPEs no Brasil, não só para as cinco que receberam os conhecimentos da Coreia e conheceram ações exitosas no país, mas para todas as outras", destacou Gustavo Fontenele, secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Participaram do programa as ZPEs de Senador Guiomar-AC, Parnaíba-PI, Pecém-CE, Suape-PE e Bataguassu-MS.
Gustavo Fontenele reforçou ainda que o foco da secretaria-executiva está na atração de investimentos, fundamental para todas as ZPEs. Ele também assinalou que a responsabilidade sobre o regime é solidário e envolve estados e municípios.
Já o diretor da KSP e consultor da KDI, Taihee Lee, reafirmou que o trabalho com o Brasil foi muito proveitoso e que a troca de conhecimentos beneficiará os dois países. "O Brasil é destaque no cenário internacional. Temos muito a aprender e também ensinar. Estamos apenas no começo", comentou.
Histórico
O intercâmbio entre os dois países é resultado de um Memorando de Entendimento assinado pelos ministros Fernando Pimentel (MDIC), e Jaewan Bahk (Estratégia e das Finanças da Coréia do Sul) em junho de 2012. O objetivo principal da cooperação bilateral é aperfeiçoar o desenvolvimento das ZPEs no Brasil por meio do programa coreano de compartilhamento de conhecimento, o Knowledge Sharing Program (KSP).
O workshop Final Reporting Workshop - Implication for Brazil EPZs with Korean Experience contou também com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: