LEGISLAÇÃO

terça-feira, 16 de abril de 2013

Agronegócio




Agronegócio brasileiro manterá alta no comércio exterior

Apostando na alta demanda externa por produtos brasileiros, o economista José Roberto Mendonça de Barros, acredita principalmente que a demanda dos produtos de agronegócio terão baixas taxas de juros internacionais e o dólar deverá valorizar.
De acordo com ele, commodities, insumos e maquinário agrícola representaram, em 2012, 73% do total exportado pelo Brasil para os países da Liga Árabe. Cenário melhor do que no mercado de importação.
Além do agronegócio, o economista destacou outros setores que tem boas perspectivas de avanço no país, como os de comércio, serviços, bens de consumo e construção civil.
Ele prevê ainda que o país terá um crescimento de 3% a 3,5% em 2013. Para esse ano, Mendonça acredita que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro crescerá até 3%. A projeção para 2014 é de 4%.
Barros também fez projeções positivas para a economia mundial nos próximos dois anos. Para ele, este ano será melhor do que o passado e 2014 será melhor que 2013. Apesar da crise que atinge a Europa, o economista vê sinais positivos nos horizontes das três maiores economias do mundo: Estados Unidos, China e Japão.
Em sua avaliação, a economia dos EUA vai crescer “moderadamente” este ano e deverá avançar de 3% a 3,5% no próximo, já a China deve crescer 8% este ano. No caso do Japão, que vem de um longo período de estagnação, Barros ressaltou que o governo promete usar a política monetária para incentivar a atividade econômica, como já fizeram os Estados Unidos e o Banco Central Europeu com a chamada “quantitative easing”, termo para “injeção de moeda em circulação” com o objetivo de provocar desvalorização e incentivar as exportações.
Fonte: Guia Marítimo

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=79433

Nenhum comentário: