LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Logística



Rota interoceânica é onerosa para comércio exterior
por Redação *

Após muitos anos de tratativas, saiu do papel a rota interoceânica que une o Pacífico ao Atlântico, do porto brasileiro de Santos aos portos de Arica e Iquique, no Chile, e de Matarani e Ilo, no Peru. No entanto, esta rota de escoamento ainda é onerosa para o comércio exterior brasileiro.
O diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, alega que o corredor é interessante para a integração regional, mas para a exportação de grãos não tem impacto algum. "É extremamente onerosa, o frete é muito caro, a passagem viária pela Bolívia tira a sua competitividade".
Foto: Sylma Lima/CDP
Imagem mostra a estrada que liga a fronteira brasileira até a Bolívia
Ao chegar ao porto chinês de Xangai, o exportador brasileiro pagou em transporte 190 dólares por tonelada - 145 dólares em fretes dentro do Brasil -, enquanto o custo para o exportador argentino e para o americano - seus principais competidores - foi de 102 e 72 dólares, respectivamente.
No caso do Brasil, a obra consistiu principalmente em melhorar as condições do traçado entre Santos e Corumbá, cidade localizada na fronteira com Puerto Suárez, na Bolívia, por onde a rota passa até chegar a Santa Cruz de la Sierra, a capital econômica da Bolívia. A princípio, o projeto bioceânico foi apresentado como a nova porta de entrada para a China, o principal comprador de matérias-primas sul-americanas. O Brasil já conta com um acesso ao Pacífico pelo Norte, através da Amazônia e dos Andes para chegar a portos peruanos.
"O corredor tem como finalidade promover o comércio fronteiriço, incentivar as exportações brasileiras destinadas aos crescentes mercados asiáticos", afirmou o ministério do Transporte. Mas a expectativa foi se ajustando até torná-lo uma rota potencialmente vantajosa para o comércio entre os países envolvidos, embora os exportadores sigam olhando para a China.
Com informações da Agência France Presse.

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=79309


Nenhum comentário: