LEGISLAÇÃO

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Greve no Serpro complica vida do governo federal



Greve no Serpro complica vida do governo federal

Apesar de a greve só ter início a partir desta sexta, alguns setores da entidade já ensaiavam, havia algumas semanas, paralisações estratégicas

RICARDO CORRÊA / LUCAS RAGAZZI


Os servidores mineiros do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta sexta. A paralisação deve causar grande dor de cabeça ao já todo enrolado governo federal. Isso porque todo o sistema do Ministério da Fazenda, como arrecadação de impostos, o sistema de e-mails do governo, a produção de notas fiscais eletrônicas e a segurança de dados, passam pelo Serpro.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindados), Rosane Cordeiro, a paralisação dos trabalhadores se deve à demora nas negociações do reajuste salarial da classe. “Estamos aguardando desde maio uma resolução. Todos esperaram pacientemente, mas agora ninguém aguenta mais”, disse.

O Serpro propõe o fechamento de um acordo coletivo de dois anos: pagamento de 5,5% para 2015, sendo 50% em 1º de novembro de deste e os outros 50% restantes em janeiro de 2016; e, em maio de 2016, mês de data-base da categoria, reajuste de 5%.

Apesar de a greve só ter início a partir desta sexta, alguns setores da entidade já ensaiavam, havia algumas semanas, paralisações estratégicas. Na última quarta-feira, por exemplo, o sistema de segurança de dados do governo ficou fora do ar por mais de quatro horas.

O escritório do Serpro em Belo Horizonte deve ser estratégico para as negociações. Se for totalmente paralisado, todos os voos do país sofrerão com isso. Isso porque o órgão da capital mineira é um “nó central” entre todos os aeroportos do país e aeronaves brasileiras com aeroportos de outros países, fazendo toda a transferência de dados e informações.

Segundo um funcionário de alto escalão do Serpro, que pediu para não ser identificado pelo Aparte, os sistemas essenciais não devem ser suspensos, mas certamente sofrerão eventuais problemas e atrasos para serem resolvidos, já que boa parte dos trabalhadores estará em greve.

http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/aparte/greve-no-serpro-complica-vida-do-governo-federal-1.1134357

Nenhum comentário: