LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Comissão de Infraestrutura apresenta projeto pelo fim de taxa cobrada dos portos privados


Comissão de Infraestrutura apresenta projeto pelo fim de taxa cobrada dos portos privados


Iara Guimarães Altafin | 28/10



Wellington Fagundes é o autor da proposta de extinção da taxa, que será apresentada pela CI à Mesa do Senado
Pedro França/Agência Senado


Saiba mais
Setor portuário critica nova taxa e burocracia do governo


A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) apresentará projeto de lei para sustar a Portaria 404/2012, da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que instituiu taxa pelo uso de estruturas em águas públicas federais, como pontos de embarque e desembarque de pessoas ou cargas nos portos privados.

Nesta quarta-feira (28), a CI aprovou a apresentação à Mesa do Senado de anteprojeto, do senador Wellington Fagundes (PR-MT), propondo o fim da cobrança. Conforme explicou o parlamentar, o pleito é defendido por empresários do setor portuário e pela Frente Parlamentar Mista de Logística de Transporte.

Em audiência pública realizada pela comissão no último dia 14, reunindo autoridades e empresários do setor portuário, a Portaria 404/2012 foi criticada até mesmo por um dos representantes do governo presentes. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mario Povia, considerou a cobrança irregular. No entendimento dele, a taxa só poderia ser instituída por meio de lei, aprovada pelo Congresso Nacional, jamais por uma portaria da SPU.

Na reunião desta quarta-feira, presidida por Garibaldi Alves (PMDB-RN), os senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Waldemir Moka (PMDB-MS), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Roberto Rocha (PSB-MA) manifestaram apoio à proposta da comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/10/28/comissao-de-infraestrutura-apresenta-projeto-pelo-fim-de-taxa-cobrada-dos-portos-privados

Nenhum comentário: