LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de grãos no mês de junho



Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de grãos no mês de junho

Segundo o Governo do Paraná, foram exportadas 1,9 milhão de toneladas.
Com vai consumo interno, saldo da balança comercial foi positivo no estado.
Do G1 PR


São quilômetros de esteira que levam a carga até
os porões dos navios (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) divulgou que a unidade de Paranaguá exportou 1,92 milhão de toneladas de grãos em junho.

Esse volume corresponde ao maior já movimentado em um mês pelo Corredor de Exportação desde maio de 2011, quando foi exportadas 1,81 milhão de toneladas.

O Corredor de Exportação é o carro-chefe do porto paranaense e foi criado na década de 70. O ponto inicial são os berços de atração, onde os caminhoneiros descarregam. A carga (como soja em grãos, farelo de soja e milho) segue por esteiras diretamente aos porões dos navios.

saiba mais
Appa começa a desligar funcionários que aderiram à demissão voluntária
Com 20 projetos prontos, Porto de Paranaguá teme atraso após MP


O recorde foi batido mesmo com seis dias de chuva ao longo do mês, destacou a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Com chuva, os navios não são carregados porque os grãos não podem molhar.

A movimentação dos primeiros seis meses do ano também foi a maior da história para o período do complexo. Até o momento, foram escoadas 8,48 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor, 1% acima do que foi exportado de janeiro a junho do ano passado (8,39 milhões de toneladas).


Demais exportações

A movimentação no Porto de Paranaguá também refletiu na balança comercial do estado. Apenas a exportação de soja representou 30% de tudo que saiu do Paraná para o exterior, conforme o Governo do Paraná.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações no mês de junho cresceram 16,9% no estado, atingindo a marca de US$ 1,7 bilhão.

Os principais destinos dos produtos paranaenses foram China (31,72%), Argentina (8,51%), Índia (5,11%) e Estados Unidos (4,21%).

O saldo da balança comercial, ou seja, a diferença entre exportações e importações, ficou positivo em US$ 466,9 milhões. O resultado também está atrelado à queda do consumo interno. O montante, de acordo com o MDIC, representa 10% do superávit brasileiro.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/07/porto-de-paranagua-bate-recorde-de-exportacao-de-graos-no-mes-de-junho.html

Nenhum comentário: