LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 22 de julho de 2015

PÁTIO VIRTUAL AUXILIA NO PLANEJAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES





PÁTIO VIRTUAL AUXILIA NO PLANEJAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES


Fonte: A Tribuna Online/José Claudio Pimentel

A realidade virtual possibilita que os operadores dos pátios da Marimex possam controlar de uma maneira mais rápida e eficaz a disposição e movimentação de contêineres pela instalação. O recurso foi desenvolvido internamente e possibilita a troca de informações em tempo real entre todos os setores e agentes envolvidos.

A solução, criada há uma década, partiu da necessidade de agilizar os procedimentos e também garantir a segurança de todas as operações. Ao chegar no terminal, o contêiner é posicionado virtualmente em uma pilha do pátio - esse local é informado em telas e repassados a motoristas e operadores.

“É como se estivéssemos caminhando pelo próprio pátio. Conseguimos saber onde estão todas cargas, em tempo real, e como está ocorrendo a transferência delas para outros lugares”, explica o gerente de Tecnologia da Informação (TI) da empresa, Pedro Paulo das Neves Junior.

Tudo isso é controlado de um centro, à distância. O desenvolvimento desse sistema surgiu a partir de uma demanda levantada durante reunião que integra setores e propõe soluções. Uma comissão avalia as melhores propostas para que possam sair do papel e colaborar na produtividade da empresa e no relacionamento com clientes.

A Marimex produz soluções internamente para as necessidades que surgem do dia a dia, desde 1998. “A ideia é que possamos trabalhar de forma precisa a troca de informações com os nossos clientes”, destaca o gerente de negócios Ari Soares Dias Júnior.

Exemplo desse objetivo se resume no acompanhamento on-line das operações logísticas em todos os terminais da firma, o que garante precisão de dados, agilidade, detalhamento em tempo real para os setores da empresa, além dos próprios clientes. Isso possibilita que relatórios virtuais instantâneos sejam gerados automaticamente.

O rápido gerenciamento dessas informações, cujo software também foi desenvolvido internamente, possibilita, segundo o gerente de negócios, que a empresa aprimore métodos para atender de forma personalizada a cada demanda. Isto é, garante a redução de erros e o aumento de eficiência.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/30923-patio-virtual-auxilia-no-planejamento-e-movimentacao-de-conteineres

Nenhum comentário: