LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Acordos de livre comércio




“Está chovendo sopa e estamos de garfo na mão”, diz especialista sobre Brasil e o livre comércio

São Paulo – Empresários brasileiros receberam nesta quarta-feira (1/7) a vice-ministra e secretária de Estado de Economia da Suíça, Marie-Gabrielle Ineichen-Fleisch, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O tema do encontro foi inovação e acordos de livre comércio.
Presente no debate, o especialista em Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Renato Baumann afirmou que apesar de recentes sinais de um esforço em se aproximar de mercados estrangeiros, o Brasil ainda amarga um “baixíssimo grau de integração produtiva com países vizinhos”.
“Temos pouquíssimos acordos comerciais, de preferências comerciais, e certamente não iremos participar dos mega acordos que estão sendo negociados hoje. Costumo usar a imagem de que está chovendo sopa e estamos de garfo na mão. Não estamos nos beneficiando em nada de um mundo que está mudando de forma muito rápida”, alertou Baumman ao esclarecer a situação brasileira referente a inovação e competitividade.
Segundo ele, a relação entre inovação e competitividade é clara. Mas quando se trata de acordos de livre comércio e inovação, essa ligação pode ser “menos imediata”.
“Em um ambiente de livre comércio não se observa necessariamente a transferência tecnológica. São decisões políticas maiores. Um livre comércio pode desestimular a inovação se as condições internas do país não estão dadas para estimular e viabilizar esse esforço”, explicou.
Encontro na Fiesp entre empresários brasileiros e a vice-ministra e secretária de Estado de Economia da Suíça, Marie-Gabrielle Ineichen-Fleis. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
 Na avaliação de Baumann, o país precisa de uma condição básica para que os esforços de inovação alcancem resultados. Segundo ele, é preciso um Sistema Nacional de Inovação, “que é basicamente o indicador de um país desenvolvido ou subdesenvolvido. Se você tem o sistema, você é rico, se não tem, não, é tão simples quanto isso”.
O Sistema Nacional de Inovação consiste, segundo o especialista do Ipea, em instituições, legislação, estruturas de incentivo e financiamento.
Durante o debate, Marie Gabrielle destacou a importância da educação no processo de desenvolvimento de um país. No entanto, Baumann alertou que somente o investimento na formação da população não é suficiente para tornar um país inovador e competitivo.
“Se apenas educar, corre-se o risco de ter PhD dirigindo táxi. É preciso algo mais. É preciso pensar de uma forma abrangente, viabilizar um ambiente a favor do esforço de inovação. Se esses esforços forem em um ambiente de concorrência de produtos importados, tanto melhor”, defendeu.
Intenções da Suíça
Na Fiesp para estudar meios de chegar a um acordo de livre comércio entre Brasil e Suíça, Marie Gabrielle afirmou que o país é o mais importante na América Latina para os suíços.
“O Brasil não está apenas na lista dos nossos atletas, mas na lista dos nossos formuladores de política. Estou aqui porque quero encontrar empresários, quero falar com autoridades do governo e, claro, saber sobre o país e suas condições de negócios”, disse a ministra.
Ela listou algumas condições que acredita serem fundamentais para desenvolver a competitividade: educação, flexibilidade do mercado de trabalho, estabilidade e previsibilidade macroeconômica e um ambiente que encoraje o investimento.
Abertura da indústria
O encontro com a Suíça foi conduzido pelo diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, Thomaz Zanotto. Segundo ele, a indústria está aberta para acordos de livre de comércio.
Nos últimos anos, a Fiesp vem distribuindo a Proposta de Integração Externa da Indústria. Um documento de posição elaborado pelo Derex, em parceria com o Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da entidade, com o objetivo de sintetizar os assuntos de maior relevância para a integração econômica internacional do Brasil.
“A Fiesp, ao contrário do que afirmam sobre a indústria ser protecionista, colocou na mão do governo essa agenda. Neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governo se engajou bastante também nesse tema”, afirmou Zanotto.
Fonte: Fiesp
http://www.comexdobrasil.com/esta-chovendo-sopa-e-estamos-de-garfo-na-mao-diz-especialista-sobre-brasil-e-o-livre-comercio/

Nenhum comentário: