LEGISLAÇÃO

terça-feira, 2 de junho de 2015

MDIC, CNI e Embaixada do Reino Unido lançam nova versão do portal Capta




MDIC, CNI e Embaixada do Reino Unido lançam nova versão do portal Capta

Brasília (01 de junho) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Embaixada do Reino Unido lançam nesta terça-feira, dia 2 de junho, a segunda versão do portal Consulta aos Acordos de Preferências Tarifárias (Capta).

A cerimônia de lançamento do Capta terá a participação do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, do Embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, e do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

O Capta é uma ferramenta online de compilação e divulgação dos acordos comerciais brasileiros, que tem como objetivo facilitar o acesso às informações sobre benefícios tarifários recebidos e concedidos pelo Brasil em acordos internacionais, regras de origem e tarifas aplicadas no comércio entre o Brasil e os principais parceiros.

A nova versão do Capta está organizada em quatro módulos:
• Preferências Tarifárias: agrega as preferências concedidas ao Brasil unilateralmente, por meio do Sistema Geral de Preferências (SGP), tornando completas as informações sobre preferências tarifárias concedidas e recebidas pelo país.
• Regras de Origem: permite que o exportador verifique se o seu produto cumpre as regras de origem do acordo selecionado.
• Tarifa Aplicada: apresenta, para países selecionados, o Imposto de Importação efetivamente aplicado a uma operação de exportação, já descontada qualquer tipo de preferência tarifária que o Brasil possua com seu parceiro comercial.
• Serviços: apresenta as listas de compromissos do setor de serviços do Brasil e dos demais países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Outra novidade é que, agora, o sistema passa a ser disponibilizado também em inglês e espanhol, o que amplia o acesso às informações para o público de outros países.

A Secex e a CNI planejam ainda uma série de workshops regionais para explicar as alterações realizadas no sistema para exportadores e empresários de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Manaus.

Serviço:
Lançamento da segunda versão do Capta, com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Embaixada do Reino Unido, e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Local: Auditório Secex –EQN 102/103, lote 1, Asa Norte, Brasília-DF,
Horário: das 9h00 às 11h30.

CNI
Atendimento à Imprensa
Tel: 61 3317-8917 / 9578
imprensa@cni.org.br

Embaixada Britânica
Gerência de Comunicação
Tel: 3329 2326 / 8135 1800
mariana.caminha@fco.gov.uk

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198

http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/noticia.php?area=5&noticia=13815

Nenhum comentário: