LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 3 de junho de 2015

ESTIVADORES FAZEM PARALISAÇÃO DE SETE HORAS NO PORTO DE SANTOS



ESTIVADORES FAZEM PARALISAÇÃO DE SETE HORAS NO PORTO DE SANTOS


Os estivadores do Porto de Santos, responsáveis pela colocação e retirada de cargas nas embarcações, fizeram ontem (1°) uma paralisação que começou às 6h e estava programada para terminar às 13h. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a greve afeta os terminais públicos de contêineres e prejudicou quatro dos 50 navios atracados no porto ontem, segunda-feira.

Sandro Olímpio, diretor do Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva), contabilizou que 180 trabalhadores aderiram ao protesto, sendo que 80 estão a bordo das embarcações e 100 fora dos terminais. Esses profissionais atuam nos terminais de contêineres do porto público, operados pela Brasil Terminais, Ecoporto, Santos Brasil e Libra Terminais.

O diretor do sindicato explica que a categoria reivindica aumento salarial de 15% além da reposição inflacionária, aumento do vale-refeição de R$ 21 para R$ 30 por dia e melhores condições de saúde e higiene. Eles pedem também que a quantidade de trabalhadores seja mantida em 50% de contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 50% em contratos avulsos.

Os operadores portuários, de acordo com Sandro, sinalizaram a intenção de contratar pela CLT todos seus os empregados. Porém, os estivadores preferem manter a paridade em meio a meio, pois o trabalho avulso é melhor remunerado e gera mais oportunidade de serviço. “[As empresas] querem vincular 100 homens e deixar 2 mil desempregados. Temos hoje 2,4 mil trabalhadores. Assim, [os avulsos] ficam sem poder 'rodiziar' dentro dos terminais de contêineres, onde a remuneração é maior. O trabalhador vai passar fome”, disse ele.

De acordo com o Sindicato dos Estivadores, a negociação com o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado São Paulo (Sopesp), que representa as empresas Brasil Terminais, Ecoporto, Santos Brasil e Libra Terminais, ocorre desde 28 de fevereiro, mas não tem avançado. “Da nossa pauta de reivindicações, eles não atenderam nenhuma. Nem o índice [de reajuste salarial] eles querem dar”, declarou Sandro.

Nos demais terminais do Porto de Santos, como os de uso privado, houve acordo com os estivadores e as atividades estão normais hoje. “Foi uma briga, porque queriam vincular os funcionários. Mas fechamos acordo e ficou meio a meio [entre contratados e avulsos], por isso está tudo tranquilo. Lá as atividades estão normais. Os únicos que emperram as negociações são os terminais de contêineres do porto público”, explicou Sandro.

A Agência Brasil tentou contato com o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado São Paulo (Sopesp), mas até o momento de publicação da matéria não obteve resposta. O Sindicato dos Estivadores informou que uma assembleia para decidir sobre novas paralisações vai depender da resposta vinda das empresas.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)/Agência Brasil

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/30119-estivadores-fazem-paralisacao-de-sete-horas-no-porto-de-santos

Nenhum comentário: