LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 8 de junho de 2015

A ilusão do superávit do mês de maio de 2015




A ilusão do superávit do mês de maio de 2015 


A balança comercial brasileira registrou seu maior superávit para o mês de maio desde 2012, sendo também o melhor resultado neste ano de 2015, que registrou déficit no comércio exterior em janeiro e fevereiro, e superávit em março e abril

Renan Rossi


A balança comercial brasileira registrou seu maior superávit para o mês de maio desde 2012, sendo também o melhor resultado neste ano de 2015, que registrou déficit no comércio exterior em janeiro e fevereiro, e superávit em março e abril.


O saldo positivo de maio se deu em razão das exportações brasileiras somarem 16,769 bilhões de dólares, enquanto que a soma das importações superou em pouco a marca de 14 bilhões de dólares, resultando num saldo de 2,761 bilhões de dólares para nossa balança comercial.


Uma das razões deste superávit se deu pelo registro recorde de exportações de soja, que alcançou um volume histórico, muito embora o preço da tonelada embarcada tenha caído consideravelmente.


Em regra, o país comemora quando temos um superávit em nossa balança comercial, significa que estamos exportando mais do que importando, vendendo mais do que comprando, portanto, mais lucro para nosso país e a ótima sensação de economia forte e em crescimento. No entanto, o atual cenário não permite comemorações. A verdade é que nossas exportações também estão em queda, mas com a queda ainda maior e expressiva nas importações, o cenário de superávit ocorre não pelo fato de exportarmos mais, mas em razão da grande queda de nossas importações.


As importações são de extrema importância para nossa economia, além de garantir um altíssimo montante em arrecadações em tributos ao Governo Federal e Estadual, potencializam nosso mercado interno, com o aquecimento da economia, geração de novos empregos, abastecimento, competitividade, além de demonstrar o nível de otimismo do mercado empresarial no que se refere a investimento e, portanto, confiança no país para o desenvolvimento contínuo de novos negócios.


O comércio exterior é extremamente importante para a economia de nosso país, não podemos considerar que o simples resultado positivo de nossa balança comercial signifique que o Brasil está numa situação confortável quanto ao seu comércio internacional. O cenário do comércio exterior brasileiro deve ser analisado com muito mais profundidade, e a conjuntura atual demonstra que ainda estamos longe de uma situação ideal.


O Brasil precisa comemorar superávits reais, que movimentem nossa economia e que reflitam na condição de vida dos brasileiros. Nosso país é dependente de um comércio exterior forte, sólido e com oportunidades de resultados para todos os setores de nossa economia. Na balança das exportações e importações não basta o resultado positivo, os fatores que decidem o resultado desta balança também precisam estar em equilíbrio com a situação do país, para que assim possamos comemorar sem restrições o superávit tão almejado.


http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-ilusao-do-superavit-do-mes-de-maio-de-2015/87781/

Nenhum comentário: