LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 22 de maio de 2015

MDIC promove encontro com países da AL para discutir facilitação da exportação


MDIC promove encontro com países da AL para discutir facilitação da exportação


Agência Estado


Brasília, 20 - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) organiza, na quinta-feira, 21, um encontro com 23 países da América Latina e convidados como Estados Unidos e Singapura para discutir a facilitação da exportação. A ideia é apresentar a experiência brasileira da "janela única" para o exportador - no caso do Brasil, o portal único de exportação - que concentra em um mesmo local documentos e procedimentos necessários para o desembaraço das vendas ao exterior. "No mundo todo, há várias iniciativas de janelas únicas em construção. Queremos consolidar a liderança brasileira nessa área", disse ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho.

Na ocasião, será apresentado um estudo sobre a experiência brasileira que mostrará que a unificação dos guichês de atendimento aumentou a corrente de comércio em 7%, enquanto o tempo de exportação diminuiu em 40%.

De acordo com o diretor de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Antoni Estevadeordal, o desafio é permitir a interação entre as "janelas únicas" criadas entre os países para acelerar os fluxos de comércio. "Precisamos aumentar a integração entre os países da América Latina e uma forma de fazer isso é reduzir os custos de transação das exportações", completou.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/05/20/internas_economia,649709/mdic-promove-encontro-com-paises-da-al-para-discutir-facilitacao-da-exportacao.shtml

Nenhum comentário: