LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 7 de maio de 2015

IMPORTADORES PASSAM A USAR O SISCOMEX PARA RETIRAR CARGAS


IMPORTADORES PASSAM A USAR O SISCOMEX PARA RETIRAR CARGAS


A partir de hoje os importadores terão de usar o sistema Siscomex Importação na web (rede) para Declaração de Importação (DI). O documento é necessário para retirar no porto e aeroporto cargas importadas. Até segunda-feira a Receita convivia com dois sistemas o Visual Basic, que desaparece, e o Siscomex web.

Para acessar o aplicativo e registrar uma DI, o importador, além de ter passado pelo processo de habilitação ao Siscomex e do cadastramento de despachantes no Cadastro Aduaneiro, deverá dispor de certificação digital. A mudança afeta 833 empresas e importadores pessoa física no Ceará, 1.053 na 3ª Região Fiscal, que inclui o Piauí e Maranhão. Segundo o auditor fiscal Juvênio Sousa Ferreira, todos terão obrigatoriamente que migrar para a web para registrar e acompanhar DIs.

Ferreira garante que o sistema na plataforma web tem muitas vantagens. “Na nova versão, importadores vão registrar e acompanhar declarações via Internet, através de qualquer computador ligado à rede mundial”, diz. A mudança também é necessária, segunda a Receita, porque a versão Visual Basic somente é compatível com sistemas operacionais até o Windows XP, versão em que o desenvolvedor não mais oferece suporte e manutenção. (AD)

Fonte: O Povo (CE)

https://www.portosenavios.com.br/noticias/geral/29679-importadores-passam-a-usar-o-siscomex-para-retirar-cargas?utm_source=newsletter_7468&utm_medium=email&utm_campaign=noticias-do-dia-portos-e-navios-date-d-m-y

Nenhum comentário: