LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Terminal Público de Fertilizantes (Tefer)


TERMINAL PÚBLICO DE FERTILIZANTES DO PORTO DE PARANAGUÁ ENTRA EM OPERAÇÃO


ferti
A primeira carga está sendo recebida pelo empresa Harbor, um dos operadores do segmento
Começou a operar, nesta quinta-feira (11), o Terminal Público de Fertilizantes (Tefer) do Porto de Paranaguá. Construído em 2008, ele foi inaugurado em 2009 mas nunca chegou a operar por uma série de irregularidades. A atual administração da Appa atendeu todas as exigências da Receita Federal e agora o terminal recebe sua primeira carga, que está sendo operada pela empresa Harbor. São 3.255 toneladas de fertilizante que estão sendo descarregadas do navio Mystic Striker e enviadas para o Tefer através da correia transportadora.
De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, a importação de fertilizante do Porto de Paranaguá, no primeiro semestre, representou quase 50% da importação brasileira do produto. De janeiro a junho, os portos paranaenses importaram quase cinco milhões de toneladas do produto, volume 22% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. No país inteiro, no primeiro semestre, foram importados pouco mais de 10 milhões de toneladas de fertilizantes, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
“Com o Terminal Público de Fertilizantes operando, o objetivo é que o fluxo de caminhões na área primária do porto seja reduzido, assim como as perdas do produto. Ou seja, as empresas tendem a melhorar a produtividade na descarga do produto e o Porto tende a aumentar ainda mais a participação nesse mercado”, afirma.
A situação do Tefer estava irregular desde 2009. Um trabalho intenso da atual administração junto ao órgão ambiental e a receita federal foi realizado para liberar o local para operação. O próximo passo para melhorar ainda mais a logística do recebimento do fertilizante pelo Porto de Paranaguá será a organização de um pátio de triagem para organizar o fluxo de caminhões do produto, dentro e fora da faixa portuária.
Operação – Como explica a Harbor, o fertilizante operado é o TST, importado pela Fertipar. A operação, que teve início às 8h, está sendo realizada, nessa primeira vez, simultaneamente com o uso de dois guindastes. Um dos equipamentos faz o procedimento normal, com os caminhões, e o outro descarrega nas esteiras.
Segundo a empresa, a principal diferença é a agilidade na operação. Enquanto para a descarga nos caminhões existe a espera do veículo – que tem que entrar no cais e passar pelos trâmites fiscais -, através das correias não existe essa demora.
Pela esteira, o fertilizante está sendo levado para o Tefer, onde aguarda a liberação da receita para ser encaminhado, via caminhão, a armazéns locais ou direto para o Interior.

Histórico – O Tefer foi inaugurado em março de 2009. A obra custou R$ 9,5 milhões e foi paga com recursos próprios da Appa. O terminal público possui esteiras transportadoras ligando um silo pulmão, com capacidade de armazenar até 32 mil toneladas do produto, à faixa portuária. As esteiras tem capacidade de movimentar até mil toneladas por hora.

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